Correio do Povo | Notícias | Bienal do Mercosul lança projeto cultural para crianças

Porto Alegre, segunda-feira, 17 de Junho de 2019

  • 25/04/2017
  • 16:13
  • Atualização: 16:50

Bienal do Mercosul lança projeto cultural para crianças

“Arte na Praça” faz parte das atividades permanentes do evento artístico

Artista gaúcho Britto Velho é o responsável pela iniciativa | Foto: Divulgação / CP

Artista gaúcho Britto Velho é o responsável pela iniciativa | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Estimular a criatividade infantil por meio de pinturas e contato com artistas, em espaços públicos da cidade é o objetivo do projeto "Arte na Praça", uma iniciativa da 11ª Bienal do Mercosul. O evento piloto ocorrerá no Parque da Redenção, neste domingo, das 9h até 12h, em frente ao Colégio Militar de Porto Alegre. A atividade será realizada um final de semana por mês, em diferentes praças da cidade, buscando preparar estudantes de nove a 13 anos para as exposições do festival artístico que erguerá suas estruturas na Capital em 2018.

Nos encontros, as crianças ganharão material (previsto para 100 pessoas) para expressar a sua criatividade, com pranchetas, tinta têmpera, pincéis e folhas. Os pais poderão acompanhar o desenvolvimento do trabalho e a seleção dos participantes será feita na hora, a partir da faixa etária e da ordem de chegada.O pintor e gravurista Carlos Carrion de Britto Velho é o encarregado em organizar o “Arte na praça: o triângulo das crianças”.

O artista trabalha há 11 anos em escolas, estimulando o gosto pela arte nos estudantes. Suas obras têm relação com a fantasia, o que cria uma identificação com os alunos. “Quando o ser humano tem experiência com arte (em geral) fica mais aberto para o mundo. A arte abre caminhos, faz pensar de forma diferente, assim como a filosofia na fase adulta”, afirma.

Durante as atividades, as crianças serão acompanhadas por artistas gaúchos. Entre os nomes confirmados estão Eduardo Vieira da Cunha, Fernanda Martins Costa Lanes, Ricardo Fonseca, Alice Schmitt, Anaurelino Corrêa de Barros Neto, Léa Guarisse, Martha Loguercio, Graça Craydi, Celma Paesi, Paulo Ximendes, Raul Cassou, Alice Wapler, Vitório Gheno, Paulo Olszewski, Miram Tolpolar, Ricardo Giuliani, Vinicius Vieira, Gutta e Tânia Rossari.