Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Março de 2017

  • 14/03/2017
  • 15:10
  • Atualização: 15:17

Documentários de Éric Rohmer ganham exibição na Cinemateca Capitólio

Ciclo mostrará coleção de filmes educativos feitos na década de 1960

Documentários de Éric Rohmer ganham exibição na Cinemateca Capitólio | Foto: Cinemateca Capitólio / Divulgação / CP

Documentários de Éric Rohmer ganham exibição na Cinemateca Capitólio | Foto: Cinemateca Capitólio / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A partir desta terça-feira, a Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, equina com Borges de Medeiros) exibe a série de oito filmes educativos que Éric Rohmer, um dos principais nomes da Nouvelle Vague, realizou para a tevê francesa nos anos 1960, contemplando autores literários como Cervantes, Victor Hugo e Edgar Allan Poe. Com exibição em DVD com legendas em português, o ciclo tem o apoio da Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, o Institut Français e da distribuidora Canopé.

Apesar de ter iniciado sua carreira como diretor na mesma época que François Truffaut, Jean-Luc Godard e outros expoentes da Nouvelle Vague, Rohmer só se tornou conhecido como realizador cerca de uma década depois da eclosão do movimento, quando seu quarto longa-metragem, “Minha Noite com Ela”, de 1969, foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e ao Oscar de melhor roteiro original. Porém, pouco divulgado é que uma série de documentários realizados por Rohmer para a TV francesa na década de 1960 teve papel decisivo na sua formação enquanto diretor.

Trata-se de uma série de documentários didáticos produzidos pelo Centro Nacional de Documentação Pedagógica. Essa coleção de oito documentários foi realizada entre os anos de 1964 e 1969 e agora pode ser vista na Cinemateca Capitólio. O ciclo “Kirk Douglas faz 100 anos” divide os horários com esta mostra até o dia 19 de março.