Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 30 de Maio de 2017

  • 09/04/2017
  • 13:38
  • Atualização: 13:57

Sessão na fronteira Brasil-Uruguai marca pré-estreia mundial de "A Superfície da Sombra"

Filme de Paulo Nascimento foi rodado no Chuí

Cena do filme

Cena do filme "A Superfície da Sombra" | Foto: Acordde Filmes / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Adriana Androvandi

Na sexta-feira passada, foi realizada a pré-estreia mundial do filme “A Superfície da Sombra” na cidade do Chuí, onde foi rodado. A sessão binacional ocorreu exatamente na fronteira entre Brasil e Uruguai, na avenida Internacional, que divide os dois países. O projetor de cinema instalado no lado uruguaio apresentou o longa-metragem no lado brasileiro. A sessão contou com a presença do diretor do filme, Paulo Nascimento, e da equipe, além de autoridades da cidade.

A sessão, que foi ao ar livre, também contou com os moradores, que levaram cadeiras para assistir à produção. Famílias inteiras, com crianças e idosos, cachorros, vendedores de algodão doce e outras guloseimas, além de show de bandas, completaram o clima de festa popular no evento, que também marcou o início da “Semana do Turismo 2017” no Chuí. “Fizemos questão de voltar aqui para mostrar o filme para a cidade que nos acolheu”, disse o diretor Nascimento. Após o início da projeção, o público vibrava quando via locações tradicionais da cidade na tela e aplaudia de forma especial quando figurantes locais apareciam na trama.

Procurando manter a identidade local, o filme é falado em “Portunhol”, mescla de português e espanhol falado na região. O longa-metragem é baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, lançado em 2012 pela editora Grua. O autor também esteve presente no evento. “A fronteira é um personagem”, disse o escritor, que explica ainda que ela serve de metáfora para a parte psicológica dos personagens, que apresentam uma divisão interior na sua personalidade.

Na história, Tony (Leonardo Machado) chega no Chuí para visitar um antigo amor, mas chega tarde. Ela morreu. Ele é recebido pela filha dela, Blanca (Giovana Echeverria, que atuou como a personagem Grace na novela “Vidas em Jogo”, na Record TV) e é uma mulher com características dúbias. Também estiveram presentes atores do elenco, como Sirmar Antunes, Nelson Diniz , Simone Telecchi, Mariana Catalane, além dos dois protagonistas. Produzido pela Accorde Filmes e distribuído pela Panda Filmes, “A Superfície da Sombra” estreia ainda primeiro semestre deste ano (ainda não tem específica definida).

Assista ao trailer:


TAGS » Cinema, Filme, Variedades