Porto Alegre

14ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

  • 10/04/2017
  • 13:47
  • Atualização: 14:34

Fantaspoa anuncia os homenageados de sua 13ª edição

Evento será realizado entre 19 de maio de 4 de junho

Cartaz “Lady of Fantaspoa”, criado pela norte-americana Elizabeth Schuch  | Foto: Divulgação / CP

Cartaz “Lady of Fantaspoa”, criado pela norte-americana Elizabeth Schuch | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Pouco mais de um mês antes do seu início, o XIII Fantaspoa anunciou que homenageará os norte-americanos Jeff Lieberman, Katt Shea e Bill Plympton. Anualmente, o evento destaca profissionais cujo trabalho foi significativo para a história do gênero fantástico, trazendo à cidade verdadeiras lendas vivas do cinema e oportunizando ao público maior contato com grandes artistas.

Neste ano, o diretor e roteirista Jeff Lieberman, cuja marca autoral é a originalidade de suas histórias, apresentará duas de suas obras: “Controle Remoto” e “Pouco Antes do Amanhecer”. A primeira é uma comédia de horror que acompanha um atendente de vídeolocadora que descobre um plano terrível de extraterrestres para dominar a Terra por meio de um filme de ficção científica dos anos 1950. A segunda, considerada uma obra-prima essencial para qualquer cinéfilo, mostra a aventura de um grupo de jovens que, subindo uma montanha, acaba sendo perseguido por assassinos. 

Considerada uma das mais importantes vozes femininas do cinema de gênero, Katt Shea também ministrará um workshop gratuito durante a programação do Fantapoa. Ela iniciou sua carreira artística como modelo e atriz e se destacou posteriormente, quando começou a trabalhar com o lendário produtor Roger Corman: roteirizou algumas obras produzidas por Corman, além de tê-lo como produtor de alguns de seus filmes. Seu filme mais conhecido é "Poison Ivy", sucesso de público e crítica exibido no importante Festival de Sundance.

Já Bill Plympton, o mais importante cineasta independente de animação do mundo, apresentará ao público do Fantaspoa uma masterclass gratuita durante o festival. Também cartunista com trabalhos publicados no jornal The New York Times e em revistas como Vogue, Rolling Stone e Vanity Fair, Plympton tem um traço muito característico que acompanha toda a sua obra. Dirigiu sete longas, mais de 45 curtas, além de comerciais e videoclipes para músicos como "Weird Al" Yankovic e Kanye West. Sua prestigiada carreira coleciona prêmios de alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como o de Gijon, de Sitges, Fantasporto e de Cannes, bem como duas indicações ao Oscar.

XIII Fantaspoa

A 13ª edição do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre será realizada no Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028) e na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085) entre os dias 19 de maio e 4 de junho. Recentemente, o evento ganhou um cartaz, criado pela diretora e especialista em criação visual, a norte-americana Elizabeth Schuch. Intitulada “Lady of Fantaspoa”, a obra foi inspirada em sonho da artista durante sua viagem após a participação no Fantaspoa 2015, com “O Heimonas”.

Elizabeth estará presente na sessão de abertura do Festival para apresentar seu longa-metragem de estreia “The Book of Birdie”. O filme retrata a história de uma garota frágil e imaginativa que vai morar num convento isolado e começa a ser perturbada por sinistras alucinações e obsessões. A sessão, marcada para 21h30min do dia 19 de maio, no Capitólio, será seguida por debate com público.

Para o encerramento do festival, no dia 4 de junho, será exibido “Tragedy Girls”, de Tyler MacIntyre. Estrelado por Alexandra Shipp ("X-Men Apocalipse") e Brianna Hildebrand ("Deadpool"), o longa teve sua primeira exibição no prestigiado South by Southwest e conta a história de duas amigas obcecadas com as redes sociais e que estão dispostas a tudo para fazer com que seu site sobre crimes horrendos se torne um sucesso. O empoderamento feminino e questões sociais são mostrados.