Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 30 de Maio de 2017

  • 17/04/2017
  • 17:58
  • Atualização: 18:18

Diretor de “Star Wars: Os Últimos Jedi” diz que título original é singular

Nome do filme em países como o Brasil foi traduzido no plural

Diretor de “Star Wars: Os Últimos Jedi” diz que título original é singular | Foto: Reprodução / CP

Diretor de “Star Wars: Os Últimos Jedi” diz que título original é singular | Foto: Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Quando a Disney revelou que o Episódio VIII de “Star Wars” se chamará “The Last Jedi”, logo surgiram dúvidas sobre o nome se referir a um último Jedi ou aos últimos Jedi, já que em inglês os adjetivos não variam conforme gênero ou número. As questões mudaram com o título nacional do longa, que assim como ocorreu na Espanha, França, Itália e Alemanha, foi traduzido no plural: “Star Wars: Os Últimos Jedi”. No entanto, a perspectiva do diretor Rian Johnson é diferente.

Em entrevista ao “Good Morning, America”, da ABCNews, o cineasta afirmou que pensou o título no singular. “Foi tão engraçado quando as pessoas começaram a perguntar isso, quando o título foi anunciado, porque eu nunca tinha nem considerado essa questão” disse Johnson. Em seguida, ele foi ainda mais além: “Na minha cabeça, é no singular. Quero dizer, eles dizem em 'O Despertar da Força' que ele vai encontrar o templo Jedi e Luke é o último Jedi”, explicou.

A declaração do diretor pode ser um spoiler sobre o enredo, mas será preciso esperar até 15 de dezembro para conhecer o verdadeiro desfecho da história. O filme ganhou o primeiro trailer e o cartaz oficial na última sexta-feira, durante a convenção anual da franquia. Até o momento, a Disney não se manifestou sobre a entrevista de Rian Johnson ou sobre a escolha da tradução no plural.