Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 25 de Abril de 2017

  • 18/04/2017
  • 15:17
  • Atualização: 16:52

Fantaspoa lança edição 2017 anunciando 13 filmes que integram a programação

Entre as novidades, presença feminina aumenta no festival neste ano

Organizadores contam que 2.100 filmes se inscreveram neste ano | Foto: Guilherme Testa

Organizadores contam que 2.100 filmes se inscreveram neste ano | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Adriana Androvandi

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre está em contagem regressiva para a sua 13ª edição, que será realizada de 19 de maio a 4 de junho. A curadoria é realizada por João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Os organizadores contam que 2.100 filmes se inscreveram, entre curtas e longas-metragens. Destes, 100 foram selecionados, provenientes de 30 países. Ao todo, serão mais de 120 sessões de exibição, sendo 40 delas com a presença de diretores e integrantes de equipes para debater com a plateia.

Fleck também destaca uma característica desta 13ª edição: a presença de mulheres realizadoras. Serão 15 diretoras a integrar do evento. "Esta é a maior participação feminina da história do festival até agora", afirma. Um exemplo será o filme de abertura do Fantaspoa, “O Livro de Birdie”, dirigido pela norte-americana Elizabeth Schuch e que conta com elenco totalmente feminino.

Este ano o evento também contará com a presença massiva de animações. Além da exibição de dois filmes do animador Bill Plympton (um dos homenageados desta edição), são destaque três filmes do gênero: o espanhol "Psiconautas, as Crianças Esquecidas", vencedor do Goya de Animação em 2017; a animação canadense “Nova Seed”, desenhada à mão ao longo de 4 anos, e o filipino "Salvando Sally", que mescla animação e live-action e levou 12 anos para ser finalizado.

Para marcar o lançamento da programação desta 13ª edição, além das três animações citadas, foram revelados outros 10 títulos que integrarão o festival. São eles: "México Bárbaro 2" e "13 Histórias Estranhas 2", que terão suas premières mundiais no evento na Capital, "Freddy Eddy", "Replace", "Esta Pedra Gigante de Papel Machê É Realmente Muito Pesada", "Dave Fez Um Labirinto", "Hoje à Noite Ela Virá", "Querida Irmã", "Clementina" e "O Despertar de Lilith".

As sessões ocorrerão nas salas Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028) e Cinemateca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1085). Workshops também estão previstos na programação. Outra atividade ressaltada por Fleck será a sessão musicada, que irá projetar o clássico "Da Aurora à Meia-Noite" no Instituo Goethe (24 de Outubro, 112), com trilha sonora executada ao vivo pela banda Marcelo Fruet e os Cozinheiros.

Assista ao trailer do festival: