Correio do Povo | Notícias | Exposição homenageia Simões Lopes Neto em Porto Alegre

Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

  • 18/10/2016
  • 13:11
  • Atualização: 14:05

Exposição homenageia Simões Lopes Neto em Porto Alegre

Valioso material de acervo que abrange livros, fotografias e ilustrações está no Santander Cultural

Painel Farroupilha, elaborado por João Simões Lopes Neto, está na mostra | Foto: Acervo Fausto J. L. Rodrigues / Reprodução / CP

Painel Farroupilha, elaborado por João Simões Lopes Neto, está na mostra | Foto: Acervo Fausto J. L. Rodrigues / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Adriana Androvandi

A nova exposição “Simões Lopes Neto: Onde Não Chega o Olhar Prossegue o Pensamento”, montada no Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre, pode ser conferida pelo público a partir desta quarta-feira. A mostra tem por objetivo uma grande homenagem neste ano em que se completa 100 anos da morte de Simões Lopes Neto (1865 - 1916), um autor considerado fundamental para a literatura rio-grandense.

“Apresentamos não apenas o escritor, mas o homem”, explica a curadora Ceres Storchi. Desta forma, estão em exibição não apenas livros e manuscritos do autor, mas fotografias de seu período de infância assim como objetos de uso pessoal. O material foi reunido em diferentes fontes, como o Acervo Clécio Santos e Instituto Simões Lopes Neto.

A Biblioteca Pelotense também colaborou, emprestando, por exemplo, o “Álbum Simoniano”, com material coletado pela filha do escritor, Firmina Oliveira Lopes. O colecionador Fausto J. L. Domingues também cedeu preciosidades para a mostra, desde objetos de época, como uma mala em que guardava manuscritos, até peças mais recentes, como a edição em miniatura de “A Quinta do Romualdo” com ilustrações assinadas pela artista plástica Maria Tomaselli (2006).

Embelezam os frisos superiores da exposição desenhos feitos por Edgar Vasques especialmente para a ocasião. Com 32 metros de extensão, as ilustrações foram inspiradas nos contos e nas lendas do autor. Ilustrações de Nelson Faedrich, impressas em livros históricos do escritor, igualmente estão em cena.

“Acreditamos que esta exposição será um sucesso, porque vai coincidir com a Feira do Livro”, destacou o coordenador do Santander Cultural, Carlos Trevi. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até o dia 18 de dezembro, de terças a sábados, das 10 às 19h, e aos domingos, das 13h às 19h.

No próximo dia 30, no Cine Santander Cultural, sempre às 19h, terá início o projeto paralelo, “Simões Lopes Neto nas Telas, que abre com o filme “Contos Gauchescos”, dirigido e roteirizado por Henrique de Freitas Lima e Pedro Zimmermann, com Roberto Birindelli, Ida Celina e Renata de Lélis no elenco. A fita terá exibições ainda nos dias 3, 5, 8, 10 e 12 de novembro, também sempre com entrada franca.