Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 25 de Março de 2017

  • 13/12/2016
  • 14:24
  • Atualização: 14:55

Quatro exposições de artes visuais inauguram em Porto Alegre nesta quarta

Mostras de diferentes artistas ficam em cartaz até 24 de fevereiro de 2017

Moisés Tupinambá, o Motu, é um dos artistas que estará expondo | Foto: Divulgação / CP

Moisés Tupinambá, o Motu, é um dos artistas que estará expondo | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Quatro exposições de artes visuais inauguram nesta quarta-feira, às 19h30min, no Instituto de Arquitetos do Brasil (General Canabarro, 363), em Porto Alegre. “Esculto-Pinturas: 30 Anos de Criação”, “Gráfica Mente Motu”, “Relicário pela Vida” e “Além da Paisagem” ficarão abertas para visitação até 24 de fevereiro de 2017, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

“Esculto-Pinturas: 30 Anos de Criação” fica em cartaz na Sala Negra, apresentado pinturas e esculturas criados pelo artista plástico uruguaio Nestor Candi entre 1987 e 2016. Algumas obras são executadas com fragmentos de ferro soldados e outras com tintas, tudo construindo formas em equilíbrio, mediante recortes, dobras, aplicação de cores sobrepostas com harmonia.

Já “Gráfica Mente Motu”, na Sala Negra, reúne trabalhos do artista Moisés Tupinambá, também conhecido como Motu. Ele apresenta um trabalho icônico com linhas urbanas de identidade contemporânea. Seus temas, influenciados pela cultura pop, giram em torno de paisagens urbanas e personagens dotados de certo humor. O artista explora ainda técnicas e suportes diversos, tendo em sua produção trabalhos em desenho, pintura, litogravura, xilogravura e cerâmica.

“Relicário pela Vida” das artistas Lara Espinosa, Milena Kunrath, Sandra Meneses e Suzana Campozani será abrigada na Sala do Arco. Os trabalhos remetem a elementos da natureza em impressões imaginativas de grupo que resultaram na composição de um “Relicário” e contam com materiais como raízes, sementes, folhas e pequenas plantas do jardim se agregaram ao cotidiano de fazer cerâmica, reunidas como acervo particular, tátil e visual.

Por fim, na área externa e circulação do Solar do IAB RS, a artista Bianca Santini apresenta a exposição “Além da Paisagem”, que busca transpor para o espaço a forma como a paisagem é percebida e modificada, a partir de deslocamento e percepção fenomenológica e de sentido. Ela também faz uma instalação de uma árvore, construída com uma estrutura de espuma, arames, canos metalizados, manta térmica, revistas e roupas usadas no hall do espaço cultural do IAB, com raízes que se alastram no espaço externo.