Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

  • 16/10/2017
  • 08:47
  • Atualização: 16:32

Ufrgs exibe exposição "Na Paisagem"

Obras do artista português João Paulo Queiroz podem ser conferidas na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

Obras do artista português João Paulo Queiroz podem ser conferidas na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo  | Foto: Reprodução / CP

Obras do artista português João Paulo Queiroz podem ser conferidas na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo | Foto: Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Está em cartaz, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248), a exposição “Na Paisagem”, com obras do artista português João Paulo Queiroz. A curadoria é assinada por Icleia Cattani.

O artista, que é professor de Pintura na FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e, atualmente, Presidente do CIEBA, (Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da FBAUL), traz a Porto Alegre uma série de desenhos de pequeno formato, na técnica de pastel oleoso, realizados sobre papel preto. São paisagens desenhadas ao vivo, diariamente, durante o período de verão, ao ar livre, seja com sol ou com chuva.

Os desenhos circunscrevem incessantemente o mesmo perímetro geográfico, registrando câmbios e nuances ao longo do tempo. João Paulo Queiroz restringe o desenho de observação ao formato quadrado, a despeito da forma retangular da folha de papel, e o espaço “que sobra” recebe anotações da data de realização e indicação da ordem de fatura e, a cada trabalho concluído, o artista fotografa o desenho junto a seu referente, a paisagem. O resultado é um conjunto de mais de cem obras de grande beleza, que propõe uma reflexão sobre passagem de tempo. A visitação pode ser feita até 18 de outubro.