Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

  • 27/10/2017
  • 12:56
  • Atualização: 12:58

Mostra "Laboratório Figura" explora processo criativo do desenho

Exposição do ilustrador e quadrinista Denny Chang inaugura neste sábado na Galeria Hipotética

Trabalhos surgiram durante o processo de criação de ilustrações para o livro

Trabalhos surgiram durante o processo de criação de ilustrações para o livro "Gigante Figura" | Foto: Denny Cheng / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Inaugura neste sábado, na Galeria Hipotética (Visconde do Rio Branco, 431), em Porto Alegre, a exposição "Laboratório Figura", do ilustrador e quadrinista Denny Chang, que integra o coletivo de artistas Barraco Cultural. A mostra explora a prática e a experimentação do desenho por meio de uma série de rascunhos, trabalhos inacabados, manchas, riscos, linhas e outros resultados gráficos que surgiram durante o processo de criação de ilustrações para o livro "Gigante Figura", feito em parceria com o escritor e jornalista Fabrício Silveira e ainda sem data de publicação.

Tal obra é uma ficção baseada na vida e na trajetória do italiano Ugo Battista (1876-1916), um dos homens mais altos do mundo, que trabalhou como lenhador e se transformou em atração de circo. O livro serve como ponto de partida para a exposição pensar os elementos do desenho e reconstruir uma parte do processo criativo geralmente desconhecido pelo público.

A abertura da mostra contará também com uma miniedição da Hipoteticon, convenção de quadrinhos da galeria, que receberá dois bate-papos gratuitos. Às 17h, Paula Mastroberti, Giordana Cenci Dal Castel, Carlos Jenisch e Tietbo participam da mesa "Autoria(s) em zine e HQ - O autor e o coletivo: onde eu termino e tu começa". Já às 18h30min, José Borba, Dieferson Trindade, Thiago Krening, Alexandre de Nadal e Anna Jonko conversam sobre o tema "Meu primeiro quadrinho: como dar o primeiro passo rumo à publicação".

"Laboratório Figura" fica em cartaz até o dia 23 de novembro. A visitação é gratuita e ocorre de terças a sextas, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h.