Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

  • 13/11/2017
  • 08:30
  • Atualização: 14:19

Mostra irá homenagear Plauto Cruz em Porto Alegre

Abertura da exposição ocorrerá às 19h desta segunda, na Casa de Cultura Mario Quintana

Mostra irá homenagear Plauto Cruz em Porto Alegre   | Foto: Rene Cabrales / Divulgação / CP Memória

Mostra irá homenagear Plauto Cruz em Porto Alegre | Foto: Rene Cabrales / Divulgação / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

Na data em que Pauto Cruz completaria 88 anos (1929 – 2017), a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer vai inaugurar, na próxima quarta-feira, a exposição “(Vi)Vendo Plauto Cruz”. A abertura será às 19h, no Jardim Lutzenberger, da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). Com a curadoria da arquiteta e artista Mandi Moreira e do músico e professor Paulinho Parada, a memória de Plauto será retratada a partir de fragmentos de fotografias, troféus, prêmios, honrarias e objetos afetivos que remetem à sua carreira.

O interesse por reconstituir a obra e trajetória de Plauto partiu de Parada, amigo pessoal do homenageado. Ele iniciou sua pesquisa ao lado de Reginaldo Gil Braga, resultando no registro, catalogação e publicação de suas composições escritas em manuscritos inéditos, reunindo temas nunca tocados e gravados, dentre peças que já faziam parte do repertório autoral. Mandi, por sua vez, com colaboração dos filhos do flautista, Maria, Marlene, Juliana e Jairo, reconstituiu imagens afetivas que permeiam a vida e a obra do músico.

“Trata-se de uma pesquisa colaborativa, que utiliza como método a etnografia dentro da área de estudos conhecida como etnomusicologia, no qual contamos com o apoio do grupo de estudos Etnomus Ufrgs”, explica Mandi. Na quarta-feira dia 15, às 18h, o auditório Luiz Cosme (4º andar da CCMQ) sediará uma apresentação sobre Plauto.