Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

  • 27/11/2017
  • 16:03
  • Atualização: 16:48

Instituto Ling apresenta exposição de Sérvulo Esmeraldo

Com curadoria de Ricardo Resende, mostra póstuma reúne 84 peças

Artista cearense morreu em fevereiro deste ano | Foto: Leonard de Selva / Divulgação / CP

Artista cearense morreu em fevereiro deste ano | Foto: Leonard de Selva / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Inaugura nesta terça-feira, em Porto Alegre, a mostra "PulsationsPulsações - Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo", primeira exposição póstuma do artista cearense, que morreu em fevereiro deste ano. A exposição fica em cartaz até 31 de março de 2018 no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), com visitação de segundas a sextas, das 10h30min às 22h, e aos sábados, das 10h30min às 20h.

Destacando uma das trajetórias mais originais da arte brasileira, a mostra reúne 84 peças (entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias) que fazem parte do arquivo do IAC - Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP). Com curadoria de Ricardo Resende, a exposição compreende a fase em que o artista viveu na França (1957-1980). "Os arquivos são fonte inesgotável de informações, de experiências e vivências do processo criativo. Guardam o processo da obra e, com ele, é possível conhecer o pensamento do artista", diz Resende em seu texto curatorial.

Na abertura de "PulsationsPulsações - Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo", às 19h desta terça, haverá palestra com o curador Ricardo Resende e Dodora Guimarães, viúva do artista. Para esta atividade, os lugares são limitados e a entrada será por ordem de chegada, com distribuição de senahas 30 minutos antes do início.