Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

  • 07/04/2017
  • 17:04
  • Atualização: 17:50

Porto Alegre recebe mostra com artistas residentes de projeto na Suíça

"La Valle Dentro" fica em cartaz até 12 de maio, na Galeria Mascate

Trabalhos refletem a força da natureza e as relações humanas no vale Verzasca | Foto: Tiago Coelho / Reprodução / CP

Trabalhos refletem a força da natureza e as relações humanas no vale Verzasca | Foto: Tiago Coelho / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Galeria Mascate (Laurindo, 332), em Porto Alegre, abre suas portas neste sábado para a inauguração da mostra "La Valle Dentro", que reúne trabalhos dos artistas Karen Paulina Biswell, Christian Lutz, Maya Rochat e Tiago Coelho. Eles integraram em 2015 e 2016 o projeto de residência artística do Verzasca Foto Festival, na Suíça, e seus trabalhos refletem a força da natureza e as relações humanas no vale que dá nome ao evento localizado no sul do país europeu. A exposição fica em cartaz até 12 de maio, com entrada gratuita, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Desde 2015 o Verzasca Foto Festival oferece residências artísticas, convidando artistas Suíços e internacionais para passar um mês no vale e conceber um projeto fotográfico pessoal sobre o lugar e seus componentes naturais e humanos. Lá, uma geografia carregada de sensações integra pedra e água em perfeita harmonia inspirando aqueles que ali vivenciam uma experiência artística. Compartilhar essas experiências e diferenças através do ato fotográfico e expor as imagens muitas vezes completamente integradas a geografia rochosa transformam o festival em uma oportunidade criativa única.

O projeto possibilita que fotógrafos realizem pesquisa de forma independente e com liberdade artística em um local periférico, não urbano, caracterizado por uma vegetação exuberante e por uma sociedade que vive, em parte, ainda em meio rural. Também estimula o intercâmbio cultural e artístico, aproximando culturas e processos. Por isso Karen Paulina Biswel, Christian Lutz, Maya Rochat e Tiago Coelho integram a mostra itinerante "La Valle Dentro", que tem como objetivo levar os projetos realizados a outras partes do mundo, difundindo seus resultados.

Porto Alegre foi escolhida como o primeiro destino a receber a exposição. A partir da Capital, as imagens viajarão pela América Latina – origem de dois dos quatro fotógrafos convidados até agora – e mais tarde para outros lugares e continentes.