Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 25 de Abril de 2017

  • 18/04/2017
  • 14:55
  • Atualização: 16:19

Exposição em Porto Alegre reúne fotos produzidas por indígenas Mbya Guarani

Em comemoração ao Dia do Índio, mostra entra em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana

Mostra reúne 47 imagens realizadas por jovens da da aldeia Mbya Guarani Tekoa Nhundy  | Foto: Divulgação / CP

Mostra reúne 47 imagens realizadas por jovens da da aldeia Mbya Guarani Tekoa Nhundy | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), em Porto Alegre, inagura nesta quarta-feira uma mostra fotográfica produzida por jovens da aldeia Mbya Guarani Tekoa Nhundy, localizada em Viamão. Intitulada "Ore Reko Regua", a exposição entra em cartaz na data em que se celebra o Dia do Índio, reunindo 47 imagens. A visitação acontece até o dia 22 de maio, com entrada gratuita, no Espaço Maurício Rosenblatt, de terça a sexta, das 9h às 21h e sábados e domingos, do meio-dia às 21h.

O projeto é resultado de seis oficinas de fotografia, ministradas pelo produtor e cineasta Eduardo Piotroski e o mestrando em antropologia Eduardo Schaan, ao longo de oito meses para crianças e adolescentes da comunidade. Durante o período, os jovens desenvolveram maneiras de transmitir suas experiências cotidianas e transformá-las em fotografias. De acordo com Piotroski, o projeto busca descentralizar quem faz arte e como se faz arte: deslocando os indígenas, e os Mbya em particular, que geralmente são objeto de fotografias, em sujeitos das mesmas.

O foco principal, além de instrumentalizar os alunos com as técnicas fotográficas, foi transformá-los em sujeitos realizadores de arte, apresentando seus costumes, brincadeiras e rituais através da fotografia, o seu Ore Reko Regua – seu modo de ser.  O cotidiano e a arte dos Mbya Guarani, quase sempre invisível aos olhos dos juruá kuery, os não indígenas, se colocam como personagem principal da mostra.