Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 18 de Novembro de 2017

  • 16/05/2017
  • 14:47
  • Atualização: 14:59

Exposição fotográfica em Porto Alegre mostra as cores do deserto do Atacama

Mostra integra o projeto Quarta Cultural e tem visitação até o fim do mês

Fotógrafa Mariana Gadis capturou as belezas naturais do Chile em viagem para o país em 2016 | Foto: Mariana Gadis / Reprodução / CP

Fotógrafa Mariana Gadis capturou as belezas naturais do Chile em viagem para o país em 2016 | Foto: Mariana Gadis / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Biblioteca Sicredi (Assis Brasil, 3940), em Porto Alegre, recebe a partir desta quarta-feira uma mostra fotográfica sobre as cores e nuances do deserto do Atacama. A abertura da exposição, que integra a programação do projeto Quarta Cultural, às 13h, contará com um pocket show com Rafael Lopes e Mariane Kerber, cujo trabalho dialoga com elementos da música erudita e jazz, utilizando a improvisação como parte importante nos processos de criação e execução. A visitação segue diariamente das 9h às 18h, até o fim do mês.

Quando decidiu conhecer o Deserto do Atacama no Chile, a fotógrafa Mariana Gadis não imaginou que seria um lugar incrivelmente rico de vida e cores vibrantes; afinal é o deserto mais árido do mundo. Lugar surreal, com povo sedutoramente gentil e hospitaleiro, o Atacama parece cenário de filme de ficção, além de um certo misticismo e muitos vestígios de civilizações antigas que o povo tem orgulho em apresentar e contar as histórias e lendas. Do pequeno oásis, o vilarejo de San Pedro do Atacama, é possível ver uma cadeia de mais 100 vulcões, alguns ativos, como os mais famosos Licancabur e Lascar.

Na área musical do evento de abertura da exposição, o compositor e violonista Rafael Lopes, performa músicas dos discos "Círculo do Tempo" (2015), e do mais recente lançamento, "O Viajante Imaginário" (2017). A primeira parte do show será voltada ao seu repertório para violão e guitarra solo; num segundo momento, contando com a participação da pianista e compositora Mariane Kerber, apresenta temas em formato duo, com guitarra e piano.