Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

  • 31/05/2017
  • 14:44
  • Atualização: 14:49

Mostra em Porto Alegre marca centenário de quatro artistas gaúchas

"4 mulheres, 1 centenário" celebra geração pioneira no Rio Grande do Sul

Alice Soares está entre as primeiras artistas gaúchas a se profissionalizar | Foto: Divulgação / CP

Alice Soares está entre as primeiras artistas gaúchas a se profissionalizar | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A exposição "4 mulheres, 1 centenário" presta uma homenagem a quatro artistas que se destacam na história gaúcha do século XX: Alice Soares, Alice Brueggemann, Cristina Balbão e Leda Flores. A mostra comemorativa tem curadoria de Blanca Brites e Paulo Gomes e é resultado da união de prestigiadas instituições voltadas à pesquisa e difusão. A abertura ocorre nesta quinta-feira, às 19h, e a visitação vai até 1º de setembro, de segundas a sextas, das 10h às 18h, na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973), em Porto Alegre. A programação também contempla uma série de eventos paralelos, como projeção de filme, ações educativas, cursos e palestras.

Alice Soares e Alice Brueggemann dividiram um ateliê por quatro décadas. Cristina Balbão foi professora da Ufrgs e organizadora do Margs em seu início e ainda presidente da Associação Chico Lisboa. Já Leda Flores ganhou prestígio como ceramista e escultora, sendo a sua obra “A Flautista” ainda hoje considerada referencial na história da escultura gaúcha.

As quatro artistas podem ser consideradas as primeiras a se profissionalizar no Rio Grande do Sul, num período em que eram escassas as galerias de arte e não existiam museus importantes dedicados à produção artística - e, além disso, o trabalho, em especial das mulheres, nesse campo era entendido apenas como diletantismo. Elas, assim, firmaram a geração que serviu de exemplo nos campos profissional, acadêmico e institucional.