Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Julho de 2017

  • 23/11/2016
  • 13:36
  • Atualização: 13:45

Carlos Badia lança seu primeiro livro nesta quinta-feira

Músico estreia na literatura com obra que mistura ficção, poesia e crônica

"Recortes on/off line" marca estreia do autor | Foto: Joel Reichert / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Músico reconhecido e importante figura do universo cultural do Rio Grande do Sul, Carlos Badia lança seu primeiro livro nesta quinta-feira, às 19h, na livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre. "Recortes on/off line" traz textos inicialmente apresentados na internet e que compõem um mosaico heterogêneo de estilos pelos quais o autor se aventura.

No volume, anos de escrita na internet são reunidos em dois grandes capítulos que revelam as diferentes facetas que o autor assume em sua literatura: ficcionista, cronista, crítico cultural e poeta. A primeira parte, intitulada "Excertos de livros que nunca li", traz a ficção do escritor expressa em pequenas histórias e diálogos que compõem cenas dispersas da vida que se manifesta em nosso tempo, na visão particular do autor.

Já na segunda parte, denominada "Comentários dispersos sobre cenas", Badia apresenta-se como cronista e crítico afiado, conjugando ironia, humor e erudição para tratar de aspectos que costumam passar despercebidos em temas comuns ao nosso cotidiano, como as modas musicais, o comportamento comum nas redes sociais, o amor romântico e as estatísticas econômicas. Os dois capítulos são entremeados por poemas de sua autoria, apresentados de modo disperso, compondo a unidade híbrida do livro.

Autocaracterizado como um escritor que só tardiamente se apresenta ao público, Carlos Badia também é músico, produtor musical e agitador cultural. Fez parte do grupo de jazz Delicatessen entre 2006 e 2012, o qual deixou para lançar seu primeiro disco solo, "Zeros" (2015). É também curador e um dos idealizadores e produtores do Poa Jazz Festival e atuou por um longo tempo na publicidade.

O evento de lançamento do livro de estreia de Badia será também a ocasião do lançamento da próxima obra do escritor Luiz Horácio, “Beatriz. Viver é por enquanto”.