Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 17 de Dezembro de 2017

  • 02/10/2017
  • 07:41
  • Atualização: 08:14

Milhares são esperados na Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Evento chega à 16ª edição e será realizado até dia 6

Jornada Nacional de Literatura e Jornadinha devem reunir 22 mil participantes nos próximos cinco dias | Foto: Arquivo UPF / Divulgação / CP

Jornada Nacional de Literatura e Jornadinha devem reunir 22 mil participantes nos próximos cinco dias | Foto: Arquivo UPF / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Dois mil adultos e 20 mil crianças são esperados nesta segunda-feira em Passo Fundo, quando participam do início da 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. Na programação, que se estende até sexta-feira, estão conferências, seminários, oficinas, espetáculos, além de atividades paralelas como exposições, apresentações artísticas, feira do livro, sessões de autógrafos e shows, que acontecem no Portal das Linguagens da Universidade de Passo Fundo e ações de jornalização que acontecerão na cidade por meio do “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na Mesa: Leituras boêmias” e o “Caminho das artes”.

A Jornada discutirá a literatura e seu envolvimento com diversas linguagens e temáticas, como imagem, medos, igualdade de gênero e a tradição literária. Entre os escritores convidados, estão Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Federido Andahazi, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mario Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho, Roger Mello e Zeca Camargo.

A abertura acontece hoje, 19h30min, no Espaço Suassuna (grande lona). A sessão solene contará com pronunciamento de autoridades e, em seguida, será o espetáculo de abertura com a Cia da Cidade. O espetáculo “Jornada de Livros e Sonhos” tem o roteiro baseado nos autores homenageados: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. A programação está disponível no site da Jornada.

Quando os pequenos encontram os autores

Para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, serão 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, no Espaço Lendas Brasileiras e no Espaço Suassuna (às 9h e 14h), conversarão com os escritores e participarão de várias atividades em espaços pensados para eles em sistema de rodízio. 

A programação prevê a participação de autores como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Alexandre de Castro Gomes, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, o angolano Ondjaki, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria.

A programação terá também Slam de Ilustração, dias 5 e 6 de outubro, com os ilustradores Daniel Kondo, Ivan Zigg, Jean-Claude Alphen, Mariana Massarani e Roger Mello, coordenados por Volnei Canônica. Entre as novidades, está a temática das lonas onde acontece a Jornadinha. O espaço será homenagem a Clarice Lispector e cada lona recebe nome de uma personagem de lendas brasileiras transcritas pela escritora na obra “Como nasceram as estrelas”, de 1987. O principal objetivo é que todos tenham contato com autores que conheceram durante a leitura das obras na Pré-Jornadinha.

A Jornada em números:

Estrutua: 10 mil metros quadrados de área coberta entre pavilhão de lona e tendas. Os espaços são o Espaço Suassuna (grande lona), Espaço Drummond (prédio Portal das Linguagens), o Espaço Moacyr Scliar (Centro de Eventos) e o Espaço Lendas Brasileiras: Clarice Lispector (Jornadinha).

Número de participantes: Jornada e Jornadinha: 2 mil adultos e 20 mil crianças.

Procedência: Vários estados do país, especialmente do RS, SC, PR, SP e RJ.

Escolas: Cerca de 80

Investimento: R$ 2,7 milhões.

Número de pessoas na organização: 40

Número de escritores: 16 para conferências; 17 para a Jornadinha; 10 para o Seminário Internacional/ 17 ao Seminário Literatura Gaúcha/15 para a Flicom

Número de Oficinas: 8