Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

  • 31/07/2017
  • 15:37
  • Atualização: 17:23

J.K. Rowling e Harry Potter ganham homenagens de aniversário nas redes sociais

Escritora e seu principal personagem nasceram na mesma data: 31 de julho

Escritora completa 52 anos nesta segunda-feira | Foto: Carl Court / AFP / CP

Escritora completa 52 anos nesta segunda-feira | Foto: Carl Court / AFP / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Uma das mais bem-sucedidas escritoras da literatura contemporânea, J. K. Rowling completa 52 anos nesta segunda-feira. Coincidência, ou não, Harry Potter compartilha a data de nascimento de sua criadora. O personagem que cresceu ao lado de uma geração de jovens ao redor do mundo, celebra seu 37º aniversário, com três filhos, um trabalho no Ministério da Magia e uma "crise de meia idedade" - se os eventos do fictício "Harry Potter e A Criança Amaldiçoada" forem considerados no mundo real.

Para homenagear a autora, a Mauricio de Sousa Produções a inseriu no projeto #DonasDaRua, que divulga personalidades femininas importantes para história com cartuns no estilo da Turma da Mônica - entre as participantes estão nomes como Marie Curie, Ada Lovelace, Carolina de Jesus e Dorina Nowill. "Além de mostrar que mulheres são autoras incríveis, ela criou personagens femininas fortes como a Hermione, que inspira meninas em todo mundo a perseguir seus sonhos", lê-se no site do projeto. Os Potterheads não esqueceram o protagonistas do livros e dos filmes e também desejaram feliz aniversário pelas redes sociais.

Sempre ativa no Twitter, a escritora utilizou a plataforma para agradecer as mensagens e o carinho recebidos. "Muito obrigada pelos desejos de aniversário! No momento com amigos e familiares ao lado de um mar deslumbrante", escreveu.

Joanne "Kathleen" Rowling:

Nascida em Yate, filha de Peter Jolin Rowling e de Anne Volant, Joanne Rowling desde criança queria ser escritora. Escreveu seu primeiro livro de ficção com seis anos de idade: "A História de Um Coelho Chamado Coelho". Na Universidade de Exeter, estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa, tendo passado um ano na França fazendo curso de especialização. Foi numa viagem de trem entre Manchester e Londres que ela começou a escrever Harry Potter. Ao desembarcar na estação de King's Cross, muitos personagens já estavam definidos.

Em 1991, foi morar em Portugal, onde dava aulas de Inglês e continuava sua trajetória literária. lá, casou-se com o português Jorge Arantes, com quem teve uma filha. Quando o casamento acabou, retornou para a Inglaterra indo morar em Edimburgo, onde o primeiro livro da série foi lançado em 26 de junho de 1997: "Harry Potter e a Pedra Filosofal". A obra conta a história de um bebê que foi deixado na porta da família Dursley, com uma carta contando quem é ele e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, apos um duelo no qual seus pais foram mortos. Onze anos depois Harry descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado na escola de bruxaria de Hogwarts, onde enfrenta dificuldades e finalmente derrota o mais terrível dos feiticeiros.

A publicação recebeu o prêmio de "Livro Infantil do Ano", concedido pelo British Book Awards, e suas sequências foram traduzidas para mais de 100 idiomas e venderam milhões de cópias. J. K. Rowling recebeu vários prêmios e honrarias, entre eles, "A Ordem do Império Britânico", 2001; prêmio "Príncipe de Astúrias para a Concórdia", Espanha, 2003; "The Edimburgh Award", 2008; título de "Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra", França, 2009. Além disso, foi eleita pela Enciclopédia Britânica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo.