Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

  • 06/01/2017
  • 18:00
  • Atualização: 18:09

Documentário diz que David Bowie descobriu câncer terminal três meses antes de morrer

Produção da BBC acompanha os últimos cinco anos de vida do cantor

Bowie teria descoberto doença enquanto gravava cenas do clipe de

Bowie teria descoberto doença enquanto gravava cenas do clipe de "Lazarus" | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O documentário "David Bowie: The Last Five Years", da BBC, revela que o cantor soube que tinha câncer terminal apenas três meses antes de morrer. Conforme o site da emissora, a produção relata que a descoberta aconteceu enquanto o artista gravava cenas do clipe de "Lazarus"

O longa documental que acompanha os últimos cinco anos da vida de Bowie será exibido pela BBC neste sábado, mas a emissora já divulgou algumas declarações que estão presentes no filme. Uma delas é justamente do diretor do clipe, Johan Renck, que afirma que o artista pediu para fazer um vídeo "simples e performático".

Renck também fez questão de ressaltar que o clipe - no qual o músico aparece vendado e se movimentando debilmente sobre a cama - não traz nenhuma mensagem subliminar, como foi especulado. "Para mim, (o simbolismo da cama) tinha a ver com o aspecto bíblico da coisa e não com  o fato de ele estar doente", disse. E continuou: “Descobri depois, ainda naquela semana em que estávamos filmando. Foi quando o informaram que não haveria mais jeito, que interromperiam o tratamento e que a doença havia ganhado", contou.

Além desta revelação, "David Bowie: The Last Five Years" traz filmagens raras e até então inéditas de Bowie, bem como o último take vocal que ele gravou para "Lazarus".  A produção dará continuidade ao documentário "David Bowie: Five Years (2013)", também da BBC, e que é pautado em cinco dos anos mais decisivos na carreira dele: 1971, 1975, 1977, 1980 e 1983. A morte do artista completa um ano na próxima terça-feira.