Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

  • 12/01/2017
  • 06:57
  • Atualização: 07:43

Cidade alemã inaugura casa de concertos de 789 milhões de euros

Obras demoraram 10 anos para serem concluídas em Hamburgo

Cidade alemã inaugura casa de concertos de 789 milhões de euros | Foto: Christian Charisius / AFP / CP

Cidade alemã inaugura casa de concertos de 789 milhões de euros | Foto: Christian Charisius / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

Hamburgo inaugurou oficialmente nessa quarta-feira uma casa de concertos, chamada Elbphilharmonie, com a qual a cidade do Norte da Alemanha terá uma atração de renome internacional, assinada pelo estúdio de arquitetura suíço Herzog & De Meuron.

"O parto foi difícil, mas eles adotaram a criança", declarou o prefeito de Hamburgo, Olaf Scholz, referindo-se ao apoio dos 1,7 milhão de cidadãos de Hamburgo e ao custo do prédio: 789 milhões de euros. "Jamais se havia construído algo assim", escreveu o crítico Peter von Becker.

Com dez anos de atraso e em orçamento dez vezes superior ao previsto, a Filarmônica foi inaugurada com um concerto assistido pela chanceler Angela Merkel, o presidente Joachim Gauck e outros 2,1 mil espectadores. O programa - de três horas de duração - incluiu peças de Beethoven e Wagner, e foi aplaudido de pé.

Situada sobre um dique no rio Elba, a Filarmônica foi construída sobre um velho armazém, do qual se conservaram apenas as paredes exteriores de tijolos. O prédio apresenta uma estrutura de vidro que em sua parte superior adquire a forma de ondas. Além da Filarmônica, o complexo abriga apartamentos de alto padrão, restaurantes e um hotel.

Conhecido como Elphie, o prédio tem 110 metros de altura, dominando o "Speicherstadt" (zona de antigos armazéns construídos sobre colunas), bairro de canais e pontes inscrito no ano passado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.