Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

  • 02/12/2017
  • 16:07
  • Atualização: 16:42

Neil Young lança site com sua discografia completa

Arquivo está organizado em ordem cronológica e inclui detalhes de cada canção gravada pelo artista

Neil Young lança site com sua discografia completa | Foto: Jorge Dirkx / Getty Images North America / AFP / CP

Neil Young lança site com sua discografia completa | Foto: Jorge Dirkx / Getty Images North America / AFP / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O músico canadense Neil Young lançou, na noite desta sexta-feira, um site que disponibiliza toda a sua discografia. O arquivo digital do artista chegou acompanhado de 10 discos inéditos e alguns vídeos que nunca haviam sido divulgados. "O arquivo foi pensado para ser um documento vivo, evoluindo constantemente e incluindo cada nova gravação e vídeo que forem feitos. Ainda não está completo já que estamos adicionando vários detalhes às gravações antigas", diz o músico em comunicado.

A inauguração do site foi marcada por um show no Canadá, transmitido ao vivo pela internet. "Bem-vindo ao meu arquivo. Esperamos que você aproveite sua estadia aqui, navegando por mais de 50 anos de música e filmes. Foi um prazer escrever e executar essas músicas e fazer esses filmes para você. Eles estão todos aqui. Muitos deles são encontrados em versões que você provavelmente nunca ouviu ou viu", diz Neil Young logo no início do texto de apresentação.

Já no ar, a página simula uma gaveta antiga de arquivo e o material está organizado em ordem cronológica. Os álbuns estão dispostos em pastas e cada música tem uma "pastinha" própria com informações como créditos de quem toca na gravação, letras, vídeos, material de imprensa relacionado e fotografias.

"Claro, ouvir a música é o aspecto mais importante desta experiência e queríamos que ela fosse a melhor experiência possível", destaca o artista na nota, explicando que os botões "play" em cada arquivo permitem ouvir a gravação. As canções são transmitidas por meio de um novo serviço de streaming chamado Xtream, um sistema que permite ouvir cada faixa em qualidade máxima, de acordo com a velocidade da internet. Nesta busca pela excelência, os álbuns gravados de forma analógica foram codificados para as mais altas resoluções, para que, conforme Neil Young, todos os áudios tenham “a melhor qualidade possível”.


TAGS » Música, Variedades