Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

  • 10/03/2017
  • 13:42
  • Atualização: 13:48

Coral Expresso 25 celebra os 50 anos de trajetória com pocket show neste sábado

Grupo formado por 37 cantores, lança livro e filme no Centro Cultural 25 Julho

Coral Expresso 25 celebra os 50 anos de trajetória | Foto: Claudio Etges / Divulgação / CP

Coral Expresso 25 celebra os 50 anos de trajetória | Foto: Claudio Etges / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Coral Misto 25 de Julho de Porto Alegre, atualmente Expresso 25, comemora 50 anos de trajetória com o lançamento de livro e filme, neste sábado, a partir 20h, no Centro Cultural 25 Julho (rua Germano Petersen Jr., 250) em Porto Alegre. O grupo, formado por 37 cantores, fará um pocket show com três músicas, duas do repertório que o maestro Pablo Trindade está preparando com Ivan Lins para o segundo semestre: “Lua Soberana” e “Dinorah, Dinorah”, de Ivan Lins e Vitor Martins, e ainda “Jack Soul Brasileiro”, de Lenine.

O livro, escrito e organizado pela historiadora Angélica Bersch Boff, foi dividido em três partes, cada uma delas identificando uma época característica do grupo. Para a construção do filme foram revisitadas cerca de 80 fitas em VHS integrantes do acervo do grupo, além de arquivos da TVE, dos cantores e do Coletivo Catarse. O roteiro é elaborado por Temis Nicolaidis.

Sob a regência de Trindade desde outubro de 1996, o grupo formado em 1964 passou a se interessar pela música brasileira e a buscar novas linguagens para o seu repertório. Surge nesse contexto, uma nova expressão estética para a música coral que interpretavam, o que resulta no lançamento do espetáculo “Expresso 25 MPB Vocal em Cena”, em outubro de 2003. Desde então foram cinco gravações, apresentações, turnês pela América Latina e Europa e premiações.