Porto Alegre

13ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 23 de Junho de 2017

  • 17/04/2017
  • 16:04
  • Atualização: 16:28

Ícone do punk rock inglês, G.B.H. encabeça festival em Porto Alegre

Grupo se apresenta pela primeira vez na Capital no Morrostock de Peso, dia 2 de maio

Evento acontece no bar Opinão | Foto: Divulgação / CP

Evento acontece no bar Opinão | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A banda inglesa G.B.H., um dos principais nomes do punk rock no Reino Unido, se prepara para fazer sua estreia nos palcos de Porto Alegre, onde encabeçará o Morrostock de Peso no dia 3 de maio, a partir das 19h. O festival, considerado uma celebração ao hardcore, ocorrerá no bar Opinão (José do Patrocínio, 834) e reunirá também os norte-americanos do Total Chaos e os Replicantes, a atração nacional. Os ingressos custam R$ 110, mas há um valor promocional de R$60 acessível a todas as pessoas mediante doação de 1kg de alimento no dia da apresentação. É possível adquirir as entradas pelo site ou nas lojas Youcom da Capital.

Criado em 1979 sob a alcunha de Charged GBH (acusado de lesão corporal grave, em tradução livre), o quarteto ficou mundialmente conhecido apenas pela sigla final de seu nome. Ao dar mais peso e distorção ao punk feito no Reino Unido, o grupo se tornou um dos principais representantes do estilo nas Ilhas Britânicas. Comandado pelo vocalista Colin Abrahall e seu cabelo louro arrepiado, a banda nunca parou de excursionar e lançar discos. São 11 álbuns até o momento, sendo "Perfume and Piss", de 2010, o mais recente.

Além do frontman, outros dois membros da formação original vem ao Brasil: Colin “Jock” Blyth (guitarra) e Ross Lomas (baixo). As baterias ficam sob o comando de Scott Preece, na função desde 1992. No repertório, um giro por quase 40 anos de carreira, incluindo faixas como "Race Against Time", "Lycanthropy" e "City Baby Attacked By Rats".

Quando os Replicantes escreveram a música "Festa Punk", lançada em 1987 e que traz o verso “quero uma festa em que eu possa dançar, com Clash, Undertones e G.B.H.”, talvez não imaginavam que tocariam exatos 30 anos depois ao lado dos últimos. Assim, a banda brasileira sobe ao palco com a vocalista Júlia Barth, que acompanha os irmãos Heinz e Cleber Andrade na atual formação da banda que atravessou gerações. Formado em 1989, o Total Chaos, banda estadunidense de hardcore punk de Pomona Valley, Califórnia, completa o line-up do Morrostock de Peso.