Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 18 de Novembro de 2017

  • 10/07/2017
  • 16:28
  • Atualização: 16:54

Sting doa valor de prêmio para projeto voltado a refugiados

Artista britânico repassou montante de R$ 375 mil para iniciativa que busca integrar por meio da música

Projeto envolve jovens requerentes de asilo principalmente do Afeganistão, Eritréia e Síria  | Foto: Rebecca Blissett / Divulgação / CP

Projeto envolve jovens requerentes de asilo principalmente do Afeganistão, Eritréia e Síria | Foto: Rebecca Blissett / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O cantor britânico Sting anunciou nesta segunda-feira que doou o prêmio em dinheiro de um prestigiado prêmio de música sueca para uma organização sem fins lucrativos que ajuda os jovens refugiados na Suécia a integrar-se através das artes. O montante de 1 milhão de coroas suecas (cerca de R$ 375 mil) do Polar, considerado o Nobel da música, foi destinado ao projeto Songlines. "A música pode ajudar a construir pontes e este projeto destaca o papel vital que a música pode desempenhar ao proporcionar aos jovens refugiados a oportunidade de se conectarem com uma nova sociedade", disse em um comunicado divulgado no site do projeto.

Conhecido pela promoção dos direitos humanos,o astro de 65 anos venceu prêmio em 2017 ao lado da artista de jazz norte-americana Wayne Shorter. "Fiquei profundamente honrado em receber o Prêmio Sueco da Música Polar deste ano e agora estou com prazer em doar o prêmio em dinheiro para a iniciativa da juventude sueca Songlines", continuou. O projeto envolve jovens requerentes de asilo principalmente do Afeganistão, Eritréia e Síria que fugiram da guerra e agora ficam em abrigos no país nórdico.

"A música é uma ferramenta fantástica para a integração! Através da música, formam-se novas amizades e desenvolvem-se habilidades linguísticas", afirmou Julia Sandwall, coordenadora nacional da Songlines, na página do projeto. A organização sem fins lucrativos gastará o prêmio em dinheiro no desenvolvimento de acampamentos de música e concertos e também na compra de instrumentos musicais para os jovens refugiados.