Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

  • 08/01/2018
  • 13:44
  • Atualização: 14:18

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de “Creep”

Grupo inglês quer 100% dos lucros de "Get Free", faixa que encerra "Lust for Life", último álbum da norte-americana

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de “Creep” | Foto: Colagem sobre fotos / AFP / CP

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de “Creep” | Foto: Colagem sobre fotos / AFP / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A cantora Lana Del Rey anunciou na noite de domingo que a banda de rock inglesa Radiohead iniciou processos judiciais para ser creditada em uma de suas músicas, tendo em conta as semelhanças perturbadoras com o clássico "Creep". O debate é sobre a música "Get Free", faixa que encerra "Lust for Life", último álbum da artista, que chegou às lojas em 2017, e que começa com acordes de guitarra idênticos ao hit do grupo britânico lançado em 1992.

"É verdade sobre o processo. Embora eu saiba que minha música não foi inspirada em “Creep”, o Radiohead sentiu que foi e quis 100% da publicação — ofereci 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100. Seus advogados foram implacáveis, então nós vamos lidar com isso no tribunal", escreveu a norte-americana de 32 anos no Twitter. Ela está creditada, juntamente com os co-escritores Kieron Menzies e Rick Nowels, como autores da música. Uma fonte do jornal The Sun disse que o Radiohead espera ser "recompensado ou creditado na lista de compositores para receber os royalties".

Previamente, o quinteto de Oxford já foi processado por "Creep". Os músicos Albert Hammond e Mike Hazlewood alegaram que ela se parecia com sua música para os The Hollies, "The Air That I Breathe". Os dois foram adicionados aos créditos da música e compartilhar royalties com a banda.

Escute as músicas: