Correio do Povo | Notícias | "Juntos" realiza temporada de verão em Porto Alegre

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

  • 16/01/2019
  • 12:26
  • Atualização: 18:17

"Juntos" realiza temporada de verão em Porto Alegre

Projeto que reúne quatro cantautores gaúchos tem apresentações no Sgt. Peppers todas as quartas de janeiro

Antonio, Gelson, Bebeto e Nelson, o quarteto invencível da música gaúcha | Foto: Simone Schlindwein / Divulgação / CP

Antonio, Gelson, Bebeto e Nelson, o quarteto invencível da música gaúcha | Foto: Simone Schlindwein / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

Eles estrearam a quinta temporada de verão do espetáculo "Juntos", que entra no seu 22º ano de estrada, na quarta-feira passada, dia 9, no Sgt. Peppers (Quintino Bocaiúva, 256), com lotação esgotada. Podíamos estar falando de um quadrado mágico de uma seleção brasileira ou de um quarteto da música mundial como Beatles, Black Sabbath, Kiss ou de super-heróis como Vingadores ou Quarteto Fantástico, mas não. Estamos falando de Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro, que juntos representam uma considerável parte da história da música gaúcha.

Antonio Villeroy faz as estatísticas, observando que de tempo de carreira são 173 anos e se somar as idades passam de 230 anos, com mais de duas mil músicas compostas pelos quatro. Eles repetem a dose nesta quarta, às 21h30min, e nos dias 23 e 30, com ingressos a 50 reais e reservas de mesas pelo fone (51) 992467780.

A cada ano, os cantautores apresentam um roteiro que dialoga com um assunto da contemporaneidade, com temas que perpassam seu dia a dia. Nessa quinta edição, para fugir da política, o foco do grupo foi o “Amor”, em música, palavra e gesto. Uma das novas canções que entrou no repertório, foi “Rosas”, que Antonio Villeroy compôs para Ana Carolina e que, com o quarteto, recebeu uma pequena modificação na letra para tornar-se uma crônica do momento atual.

Nico Nicolaiewsky já cantou e fez um show “Onde Está o Amor?”. O próprio Bebeto Alves lançou um CD no final do ano passado só com suas canções limpas, românticas, sem sujeira, como ele mesmo diz. Ainda, dentro do tema, o repertório contempla “Outro Mar”, de Nelson Coelho de Castro; “Beso Beso”, de Gelson Oliveira e Karla Sabah e a própria “Homem Invisível”, de Bebeto Alves, além de um medley de boleros com releituras de “Besame Mucho”, “Atiraste Uma Pedra”, “Quizás” e “La Puerta” e um medley de marchinhas (confira setlist abaixo).

Nessa temporada, pela primeira vez, o show conta com um músico convidado, o percussionista Tuti Rodrigues, que deu um balanço especial para as canções e deu mais liberdade para as funções musicais de cada um dos artistas. “Acabamos parando de batucar ou fazer ritmo no violão”, explica Nelson. Gelson lembra que nestes quase 22 anos a reunião deles sempre traz algumas novidades, como foi o caso do verão retrasado, de 2017, quando compuseram “Ouro Sol Amarelo Verão”, que abre o show do Sgt. Peppers nesta quarta e também nas noites de 23 e 30 de janeiro.

Em 2019, o projeto "Juntos" completa 22 anos de estrada, tendo o primeiro show acontecido em 1997, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Desde lá, o grupo lançou dois discos e realizou mais de 200 apresentações, incluindo duas turnês na Europa e shows em cidades do Brasil, Argentina e Uruguai. Para este primeiro semestre, está previsto o lançamento de seu primeiro DVD, gravado ao vivo no Theatro São Pedro, com acompanhamento de Banda e Quarteto de Cordas.

Confira do setlist:

"Ouro Sol Amarelo Verão"

"Quando Eu Chegar"

"Salve-se Quem Souber"

"Rosas"

"Outro Mar"

"Borogodó dos Cafundó"

"Tempo ao Tempo"

"Mais Uma Canção"

"Armadilha"

"Pra Rua Me levar"

"Povoado das Águas"

Medley de boleros: "Besame Mucho", "Atiraste Uma Pedra", "Quizás", "La Puerta"

"O Homem Invisível"

"Beso Beso"

"Una Loca Tempestad"

"Força D’água"

"O Buraco da Minhoca"

Medley de marchinhas: "Aurora", "Jardineira", "Mamãe eu Quero"


TAGS » Música, Show, Variedades