Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

  • 03/10/2017
  • 09:13
  • Atualização: 12:25

Canela se prepara para receber festival internacional de teatro de bonecos

Em sua 29ª edição, evento ocorrerá de 7 a 15 de outubro

Canela se prepara para receber festival internacional de teatro de bonecos  | Foto: Guerreiro Fotografia / CP Memória

Canela se prepara para receber festival internacional de teatro de bonecos | Foto: Guerreiro Fotografia / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

Nesta semana, a cidade de Canela, na região da Serra, se prepara para receber grupos de teatro de bonecos do Brasil e do exterior. O 29º Festival Internacional de Teatro de Bonecos ocorre de 7 a 15 de outubro, com mais de 40 apresentações programadas para vários locais.

Do Brasil, são esperados grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e do Paraná; do exterior, virão representantes da Alemanha, Espanha, Grécia e Romênia; e há, ainda, as companhias teatrais de Canela e de cidades gaúchas. O foco deste festival está na discussão sobre a forma com que a tecnologia interfere na arte bonequeira. “O Bonecos Canela propõe uma abordagem sobre como é trabalhar esta arte milenar com tanto acesso à tecnologia e, ao mesmo tempo, refletir sobre a solidão. Temos acesso a tudo e a todos, mas estamos distantes das pessoas”, analisa a coordenadora do evento, Lisiani Berti.

Grupos gaúchos e do Sul do país fazem shows gratuitos na praça João Corrêa. Os bonecos também irão a comunidades carentes, escolas, asilo e presídio. “Serão apresentações para os presidiários e seus filhos, em dias de visita. O objetivo é descontrair o ambiente tão conturbado e proporcionar alegria para as famílias”, diz Lisiani.

Em nove dias de programação, o festival é uma grande reunião de titeriteiros. O Bonecos Canela é reconhecido como um dos mais tradicionais e importantes eventos do gênero no Brasil e na América Latina.