Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Julho de 2017

  • 14/02/2017
  • 16:27
  • Atualização: 16:35

"AfroMe" abre mini temporada de verão em Porto Alegre

Espetáculo acontece em bar que celebra a afirmação negra

AfroMe inicia mini temporada nesta quinta-feira no Boteco do Paulista | Foto: André Olmos / Divulgação / CP

AfroMe inicia mini temporada nesta quinta-feira no Boteco do Paulista | Foto: André Olmos / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O espetáculo "AfroMe" inicia nesta quinta-feira uma mini temporada com três sessões no Boteco do Paulista (rua Riachuelo, 230, Centro Histórico) em Porto Alegre. Vencedor dos Prêmios Braskem de Teatro 2016 - Melhor Espetáculo Júri Popular e Açorianos de Teatro 2016 - Melhor Produção, a peça acontece em um bar em pleno funcionamento e engendra celebração, denúncia e afirmação negra. As apresentações acontecem a partir desta quinta e seguem até a sexta-feira com entrada gratuita a partir das 21h.

Tendo como ponto de partida a viagem entre um Brasil-África a partir da musicalidade e de cenas interventivas ao meio do público, AfroMe traz à tona assuntos ligados a contemporaneidade: imigração, a solitude do ser negro, a arte como discurso, a violência continua ao povo negro, os fluxos migratórios forçados na capital e no mundo. Ao longo de 90 minutos, uma profusão de imagens e cenas alusivas constroem a dramaturgia, que é amparada por um espaço real: o bar, local de comunicação e ampliação dos desejos.

AfroMe dá voz a autores e compositores como Oliveira Silveira, Solano Trindade, Arlindo Cruz, Moacyr Santos, Selma do Coco, Coco do Amaro Branco e Beth de Oxum. Além disso há a inspiração na musicalidade de outros países, como as bases caboverdianas do Funaná.