Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 19 de Novembro de 2017

  • 12/09/2017
  • 09:41
  • Atualização: 10:00

Porto Alegre em Cena abre nesta terça

Apresentações de música e peças de teatro são destaques do festival

Orquestra Villa-Lobos, com 50 crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, é atração com Cia Municipal e Jovem de Dança | Foto: Camila Schlichting / Divulgação / CP

Orquestra Villa-Lobos, com 50 crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, é atração com Cia Municipal e Jovem de Dança | Foto: Camila Schlichting / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Orquestra Villa-Lobos, formada por cerca de 50 crianças e jovens da Lomba do Pinheiro e a Cia. Municipal e Jovem de Dança, de Porto Alegre, são as atrações de abertura do 24º Porto Alegre em Cena. Liane Venturella assina a direção geral do espetáculo, com sessão única nesta terça-feira, 21h, no Teatro do Bourbon Country (Túlio se Rose, 80).

Sobem ao palco a orquestra, com 25 anos de trajetória, situada na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, sob a regência e coordenação da professora Cecília Silveira. E quase 30 membros da Companhia Jovem, dirigidos por Stephanie Cardoso, que reúne alunos das Escolas Preparatórias de Dança de cinco bairros da periferia, orientados por profissionais da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre. A diversidade musical brasileira norteia o repertório, composto por Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Ary Barroso e Nico Nicolaiewsky, entre outros.

Na quarta-feira, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n), tem “Etc & Tal”, com As Bahias e a Cozinha Mineira, que na voz das cantoras trans Assucena Assucena e Raquel Virgínia, fala de questões de gênero. Os shows que acontecem no Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307), na Sessão Maldita (23h59min) são gratuitos.

São o caso de “Arthur de Faria Convida Áurea Baptista e Georgette Fadel”, na quinta; “Caio em Construção”, sexta, com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé; “Cabaré do Caio”, no dia 21, que homenageia Caio Fernando Abreu; “Noite Pretagô”, dia 22, com direção de Thiago Pirajira e Valéria Houston, em “Sexo Frágil”, dia 23. Os demais são: “A doce Bárbara”, em que Antonio Carlos Falcão vive Maria Bethânia, dia 18, no Renascença e Alice Caymmi, em “Louca”, dia 20, no São Pedro.