Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de Abril de 2018

  • 23/03/2018
  • 09:20
  • Atualização: 09:52

Grupo teatral Terreira da Tribo completa 40 anos

Para marcar data, coletivo promove apresentações de montagens conhecidas e lança livro

Cena do espetáculo

Cena do espetáculo "Caliban", uma das muitas montagens do grupo nesta atual fase de comemoração | Foto: Pedro Isaias Lucas / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O coletivo que transformou a cena teatral do Sul do país completa 40 anos com uma programação que resgata momentos importantes de sua trajetória. A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (1978 - 2018), tendo como bandeiras a Utopia, Paixão e Resistência, sempre teve a iniciativa de subverter a estrutura das salas de espetáculos e o ímpeto de levar o teatro para a rua, além de experimentar novas linguagens, o que resultou em uma identidade própria.

Neste sábado, a partir das 16h no Vila Flores (São Carlos, 753), será realizada uma festa dos 40 anos, chamada “Utopia, Paixão e Resistência”. Na terça, dia 27, às 21h, no CineBancários (General Câmara, 424), será realizada a performance “Viúvas Performance sobre a Ausência”, trabalho investigativo do grupo sobre o teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea.

Rompendo com a sujeição intelectual da palavra, a encenação busca a linguagem da cena. Na quarta, às 19h, no Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307), a atração é o lançamento do livro “Tânia Farias: O teatro é um sacerdócio”, de Fábio Priklannicki, sobre a carreira da atriz que integra a Tribo de Atuadores há mais de 20 anos.

Na próxima quinta e sexta-feira, às 19h30min, na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186), o grupo retoma a montagem “Medeia Vozes”, sobre uma mulher que enxerga seu tempo e sua sociedade como são. O parque da Redenção será palco de duas montagens, sendo a primeira “Onde? Ação n