Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 16 de Dezembro de 2017

  • 04/01/2017
  • 22:22
  • Atualização: 22:59

Ciclista francês de 105 anos quebra recorde

Robert Marchand percorreu 22,547 quilômetros em uma hora

Ciclista percorreu nesta quarta-feira 22,547 quilômetros em uma hora | Foto: Philippe Lopez / AFP / CP

Ciclista percorreu nesta quarta-feira 22,547 quilômetros em uma hora | Foto: Philippe Lopez / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O francês Robert Marchand, de 105 anos, percorreu nesta quarta-feira 22,547 quilômetros de bicicleta em uma hora, uma façanha transmitida ao vivo, quase sem interrupções, pelas redes de televisão francesas. "Pensei que ainda restavam alguns quilômetros por percorrer, poderia ir mais rápido", declarou sorridente o idoso de apenas um metro e meio de altura após dar 92 voltas na pista de um velódromo da região parisiense, rodeado por jornalistas.

"Agora espero meu adversário", brincou o senhor, referindo-se a alguém que consiga bater seu recorde na nova categoria para as pessoas de 105 anos em diante. Este recorde de velocidade para pessoas de sua idade deve ainda ser homologado por instâncias internacionais, depois de passar por testes antidoping. Várias centenas de pessoas foram ao local torcer pelo centenário.

O segredo de seu estado físico, explicou recentemente, é a prática regular do esporte, o consumo de muita fruta e verduras, não beber muito álcool e não fumar. A psicóloga e professora universitária Veronique Billat, que lhe acompanha desde que completou 100 anos revelou o mistério: "Seu corpo é pequeno, mas tem um coração que bombeia tanto sangue por minuto como o de uma pessoa maior".

Sua personalidade também desempenha papel: "Ele tem uma grande determinação, não duvida, não tem medo de tentar as coisas".