Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 27 de Março de 2017

  • 14/03/2017
  • 23:19
  • Atualização: 23:29

Surfista Lucas Zuch tem morte cerebral constatada em Porto Alegre

Jovem estava em estado gravíssimo e teve a doação de órgãos autorizada

Jovem estava em estado gravíssimo e teve a doação de órgãos autorizada | Foto: Facebook / Reprodução CP

Jovem estava em estado gravíssimo e teve a doação de órgãos autorizada | Foto: Facebook / Reprodução CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O surfista Lucas Zuch teve morte cerebral declarada na noite desta terça-feira. A informação foi confirmada pelo Hospital Moinhos de Vento em boletim médico divulgado no fim da noite. Conforme nota, "o segundo teste clínico e o teste de avaliação do fluxo sanguíneo cerebral pelo Doppler transcraniano confirmaram o diagnóstico de morte encefálica às 22h36min".

Após sofrer afogamento na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi noticiado, naquele Estado, que Zuch teria constatada morte cerebral. Transferido para Porto Alegre, entretanto, o surfista foi reexaminado e constatado que se encontrava no coma mais profundo, grau 3 na escala Glasgow.

Zuch não se recuperou, entretanto e, conforme autorização da família, deverá ter os órgãos doados. De acordo com nota do Moinhos de Vento, "integrantes da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes estão em contato com a Central de Transplantes do Estado para realizar os procedimentos necessários".

Em comunicado, a família salientou a "alegria de cada conquista, com humildade e gratidão à vida" de Zuch. O surfista foi um dos idealizadores do projeto Reconhecendo o Surf, voltado para estudar a cultura do esporte no Brasil.


TAGS » Afogamento, Esporte, Surf