Correio do Povo | Notícias | Grêmio sai na frente, mas cede empate para o Aimoré

Porto Alegre, domingo, 22 de Setembro de 2019

  • 23/01/2019
  • 22:25
  • Atualização: 07:02

Grêmio sai na frente, mas cede empate para o Aimoré

Tricolor empatou por 1 a 1 em jogo válido pela segunda rodada do Gauchão

Jean Pyerre não conseguiu repetir a grande atuação da estreia | Foto: Fabiano do Amaral

Jean Pyerre não conseguiu repetir a grande atuação da estreia | Foto: Fabiano do Amaral

  • Comentários
  • Cristiano Munari

O Grêmio não conseguiu repetir o desempenho da goleada sobre o Novo Hamburgo na estreia do Campeonato Gaúcho e apenas empatou com o Aimoré na noite desta quarta-feira, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Juninho Capixaba abriu o placar para o Tricolor, mas os mandantes igualaram em cobrança de falta de Gian. Os dois foram na etapa inicial.

Com o empate, o Grêmio soma quatro pontos no Gauchão – assim como o Aimoré – mas se mantém líder nos critérios. O Tricolor volta a campo na próxima segunda-feira para enfrentar o Juventude, na Arena. O Índio Capilé jogará no domingo, quando vai enfrentar o Veranópolis fora de casa.

Um gol para cada lado no primeiro tempo

O técnico Renato Portaluppi fez três mudanças na escalação do Grêmio para enfrentar o Aimoré em relação à estreia no Gauchão contra o Novo Hamburgo no último domingo. O centroavante André foi a principal novidade – no comando do ataque no lugar de Thonny Anderson. Também no setor ofensivo, os garotos Pepê e Vico ocuparam as vagas de Alisson (machucado) e Kaio.

O Grêmio tentou repetir no Cristo Rei a estratégia do primeiro tempo contra o Novo Hamburgo. O Tricolor arriscou pouco nos passes e optou por ter o controle do jogo com posse de bola. Dessa forma, a partida foi de poucas ações ofensivas na maior parte da etapa inicial.

A primeira chance de gol aconteceu apenas aos 31 minutos e quase foi um golaço. Após uma boa jogada pelo lado direito de ataque do Grêmio, Léo Gomes cruzou para André. O centroavante deu um belo voleio e acertou o travessão de Marcelo Pitol. A chance foi anúncio de que logo viria o gol do Grêmio. Três minutos depois, Juninho Capixaba novamente mostrou seu lado artilheiro. O lateral-esquerdo recebeu dentro da área, dividiu com o zagueiro Renato e conseguiu chutar para vencer Pitol e abrir o placar no Cristo Rei, 1 a 0.

O Grêmio teve oportunidade para ampliar a vantagem na sequência, mas Rômulo pegou muito mal na bola ao receber passe cruzado de Léo Gomes. Depois, Vico tentou em chute de fora da área e mandou perto.

O Aimoré parecia sem reação após o gol do Grêmio. Ainda assim conseguiu uma falta na frente da área aos 42 minutos quando Vico derrubou Leandro Canhoto. O lateral Gian arriscou o chute e foi feliz. Ele bateu forte na bola e venceu Paulo Victor, que não foi bem no lance: 1 a 1, resultado final do primeiro tempo.

Grêmio tenta, mas não consegue a vitória

Com o placar igualado, o Grêmio repetiu no começo do segundo tempo a mesma estratégia do primeiro, de ter bastante a bola para controlar o jogo, mas sem arriscar muito. Assim, a primeira chance gremista na etapa final ocorreu em bola parada. Jean Pyerre bateu uma falta para Juninho Capixaba, que mandou por cima do gol.

O jogo seguiu em ritmo baixo e os treinadores começaram a fazer as trocas aos 15 minutos. Renato Portaluppi colocou Marinho no lugar do garoto Pepê. Gelson Conte também mexeu no seu ataque, com Brandão na vaga de Ricardo Verza.

Marinho arriscou um chute cruzado aos 24 e quase surpreendeu Marcelo Pitol. Paulo Miranda ainda tentou o desvio no caminho, só que a bola se perdeu pela linha de fundo. Logo depois, Renato fez a segunda troca no Grêmio. Thonny Anderson entrou no lugar de André.  Ainda sem resultado nas mudanças no ataque, o treinador trocou de novo aos 32 minutos. O técnico chamou o meia Lincoln para o lugar de Rômulo deixando Matheus Henrique como único volante.

A entrada de Lincoln deu maior movimentação ao ataque do Grêmio, que conseguiu pressionar o Aimoré nos minutos finais. Em uma jogada do meia, Pitol deu o rebote e a bola sobrou nos pés de Marinho. O atacante gremista, porém, pegou mal e mandou para fora na melhor chance tricolor para a vitória. E terminou assim no Cristo Rei: Aimoré 1 x 1 Grêmio.

Gauchão 2019 – 2ª rodada

Aimoré - 1

Marcelo Pitol; Gian, Renato, Douglão, Henrique Ávila; Toto, Elias (Parrudo), Diguinho, Leandro Canhoto (Xuxa), Marco Antonio; Ricardo Verza (Brandão). Técnico: Gelson Conte.

Grêmio - 1

Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo (Lincoln), Matheus Henrique; Vico (Marinho), Jean Pyerre e Pepê; André (Thonny Anderson). Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Gian (42min/1T); Juninho Capixaba (34min/1T)

Cartões amarelos: Elias, Henrique, Marco Antonio (AIM); Juninho Capixaba (GRE)

Árbitro: Daniel Nobre Bins

Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.