Correio do Povo | Notícias | Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 20 de Abril de 2019

  • 07/12/2016
  • 13:06
  • Atualização: 16:56

Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos

FEE lançou instrumento de pesquisa gratuita

Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação / CP

Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Mauren Xavier

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as mudanças demográficas da sua cidade ou do Rio Grande do Sul passou a contar com uma ferramenta inédita no País, lançada nesta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). No PopVis: Portal Demográfico da FEE é possível, de maneira rápida e simples, selecionar uma cidade gaúcha e ver a evolução da população, por gênero - mulheres, homens ou total - e por faixa etária. A evolução está disponível entre os anos de 2001 e 2015. Já as projeções são apenas para o Estado e vão até 2030, isso porque a base de dados utilizada é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo de Demografia e Previdência do Centro de Indicadores Econômicos e Sociais da FEE, é gratuita e pode servir tanto para o poder público como iniciativa privada, explica o estatístico Pedro Zuanazzi. “É uma ferramenta basicamente d planejamento. Quando se pensa em construir um hospital para idosos, é preciso ter noção da população idosa naquela cidade e a tendência para tal. Quando se pensa em construir creches ou escolas, a lógica é a mesma”, explicou ele.

O diretor técnico da FEE, Martinho Lazzari, ressaltou que essa é uma maneira de facilitar o acesso a uma série de informações que a Fundação produz, mas que algumas vezes as pessoas têm dificuldade de acesso. “Num momento em que se fala da previdência é interessante poder acompanhar essas mudanças populacionais no Estado”, resumiu. Segundo o estatístico Renan Cortes, que também participou do projeto, a ferramenta é uma maneira de apresentar informações que são essenciais para o governo e para a sociedade como um todo. “Isso é uma prova da modernização do Estado”, enfatizou.

O PopVis foi desenvolvido pelos pesquisadores da FEE utilizando a ferramenta gratuita Shiny e hoje trata-se da mais abrangente na análise demográfica no país. Pela ferramenta é possível visualizar os dados de diversas maneiras, como por meio de pirâmides etárias, sabendo inclusive qual é a população predominante na cidade e como tem evoluído. As informações estão separadas por municípios, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Regiões Funcionais e do Estado.

Os dados permitem ainda identificar comportamentos populacionais, como cidades pequenas com alto número de idosos e que ficam próximas a grandes municípios, ou aquelas em que houve uma grande migração de jovens, além das concentrações populacionais.