Porto Alegre

11ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

  • 16/03/2017
  • 09:05
  • Atualização: 09:18

"Fábrica Conceito" destaca potencial do setor calçadista em Novo Hamburgo

Com objetivo de atrair atenção dos empresários, projeto faz parte da programação da 41ª Fimec

"Fábrica Conceito" destaca potencial do setor calçadista em Novo Hamburgo | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

  • Comentários
  • Stephany Sander

Com grande destaque dentro da programação da 41ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (Fimec), que ocorre até esta quinta-feira nos pavilhões da Fenac em Novo Hamburgo, a "Fábrica Conceito" chega este ano na sua sexta edição. Lançado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), o projeto tem como objetivo apresentar aos visitantes da feira, a maior de matérias-primas, componentes, e máquinas para o setor coureiro-calçadista, novidades em tecnologias de produção de calçados, reunindo 70 parceiros que participam com o propósito de mostrar aos empresários o que há de melhor para otimizar processos e qualidade dos produtos.

“A edição deste ano está com um espaço 25% maior de área, ocupando mil metros quadrados. Estamos empregando 60 operários, que já tinham experiência no setor mas estavam desempregados, e que vão produzir 5 mil pares de cinco modelos diferentes, em três dias de feira”, explica o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, salientando também que muitos dos trabalhadores do espaço, conseguem contato com empresas no projeto, e acabam saindo empregadas da feira. Ainda na espera social, Griebeler lembra que uma parte dos calçados produzidos será destinada ao gabinete da prefeita Fátima Daudt, para que sejam doados.

Neste ano os parceiros de destaque da iniciativa são a Calçados Pegada e Usaflex e ainda há uma unidade produtiva colocada em prática pelos alunos do curso técnico do Senai, além de uma tecnologia inovadora, com sistema de alta frequência no corte, moldagem e acabamento do cabedal, que faz um modelo de calçado sozinhos, fazendo jus a produtividade e inovação que as palavras-chave da Fábrica Conceito nesta edição.

Outra novidade é o Projeto SOLA, um sistema de TI que permite o controle total do uso de insumos e matérias-primas dentro da indústria, permitindo a otimização de recursos e consequente controle dos custos dentro das indústrias. O mesmo sistema controla também a expedição de produtos, da saída da fábrica até a chegada ao varejo, uma contribuição importante para a otimização da logística da indústria, possibilitando a atuação sobre os gargalos no processo.