Correio do Povo | Notícias | FEE lança nova edição da publicação "RS em Números"

Porto Alegre, domingo, 22 de Setembro de 2019

  • 19/09/2017
  • 13:59
  • Atualização: 14:05

FEE lança nova edição da publicação "RS em Números"

Obra atualizada anualmente traz apanhado dos principais dados que compõem o Estado

Publicação tem imagens da artista Maria Lídia Magliani | Foto: Facebook / Reprodução / CP

Publicação tem imagens da artista Maria Lídia Magliani | Foto: Facebook / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Mauren Xavier

Com imagens da artista Maria Lídia Magliani, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) lançou nesta terça-feira a publicação “RS em Números 2017”. A obra, que é atualizada anualmente, traz um apanhado dos principais dados que compõem o Rio Grande do Sul. As informações socioeconômicas são produzidas pela própria FEE. O lançamento não poderia ter sido em local mais adequado, no auditório do Margs, na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, que ficou lotado.

Segundo o presidente da FEE, José Oltramare, o trabalho é uma maneira de contribuir para a sociedade. “É um instrumento muito importante para todos os segmentos da sociedade”, destacou, enfatizando que as informações permitem ainda o desenvolvimento de novas perspectivas sobre o Estado. A publicação traz o resumo socioeconômico regionalizado, dados sobre as contas regionais, agropecuária, indústria, serviços, agronegócios, comércio exterior, entre outros. Um dos diferenciais desta edição, são os novos temas, como previdência, segurança, renda e pobreza, serviços, transportes e participação política.

Na mesma oportunidade, o coordenador da publicação e pesquisador da FEE, Tomás Torezani, enfatizou a importância da publicação. “É uma publicação anual (tendo início em 2013) e que reúne um conjunto de indicadores. São dados relevantes e que retratam a nossa realidade econômica”, explicou. Ao mesmo tempo, essas informações colaboram para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas no Estado. Além disso, ajuda a valorizar a produção artística do RS. A artista escolhida para ilustrar as páginas, Maria Lídia é um dos grandes talentos das artes plásticas do país. Ela é a primeira mulher negra a se formar na escola de artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

As informações são organizadas em resumo socioeconômico regionalizado (Conselhos Regionais de Desenvolvimento e Regiões Funcionais de Planejamento), dados econômicos (contas regionais, agropecuária, indústria, serviços, agronegócio, comércio exterior, mercado de trabalho e finanças públicas) e dados sociais (população, previdência, Idese, saúde, educação, segurança, renda e pobreza, transportes e participação política). A publicação, bilíngue, está disponível no site da FEE no link.