Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 23 de Abril de 2017

  • 08/01/2017
  • 10:48
  • Atualização: 11:15

Vestibular da Ufrgs começa com movimentação tranquila

Mais de 30 mil candidatos enfrentam provas de Literatura, Física e Língua Estrangeira neste domingo

Gabaritos devem ser divulgados depois das 17h | Foto: Samuel Maciel

Gabaritos devem ser divulgados depois das 17h | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Correio do Povo

* Com informações dos repórteres Jessica Hübler e Carmelito Bifano

Com tempo aberto e movimentação tranquila, começou neste domingo o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), conhecido por ser o mais concorrido do Estado. O concurso conta com 33.459 candidatos inscritos - 12% a menos em relação ao ano passado -, que realizam as provas em Porto Alegre (45 escolas), Imbé/Tramandaí (quatro escolas) e Bento Gonçalves (seis escolas). Os cursos mais procurados este ano são Medicina, Psicologia diurno e noturno e Medicina Veterinária.

No Colégio Júlio de Castilhos, na Capital, apenas um vestibulando chegou atrasado, cerca de seis minutos após o fechamento dos portões, que aconteceu às 8h30min. Paulo Aparecido, de 38 anos, ia prestar seu primeiro vestibular, para Medicina. “Sou do Mato Grosso, me atrasei por causa da rota. Não conheço muito bem a cidade”, relatou. Em frente à escola, era possível comprar água e barra de cereal por R$ 2, canetas bic e até lápis e borracha por R$ 1,50.

A vestibulanda Hanna Saute Glock, de 17 anos, estava nervosa antes da aplicação da prova. Ela está concorrendo a uma vaga no curso de Nutrição. “Fiz o terceirão do Universitário e acho que estou preparada, mas ainda fico um pouco nervosa”, contou. Hanna diz que estuda para o vestibular desde o primeiro ano do Ensino Médio.

A irmã gêmea de Hanna, Ilana Saute Glock, concorre a uma vaga no curso de Farmácia. A mãe das duas, Clarice Saute Glock, de 50 anos, é médica e está orgulhosa das filhas, que também estão interessadas na área da Saúde. Clarice ficou aguardando na praça em frente ao colégio. “Elas não queriam que eu ficasse esperando. São gêmeas, mas não são iguais. A Hanna está mais nervosa do que a Ilana”, comentou. Ilana também prestou vestibular na Unirriter, mas Clarice diz que a faculdade é muito distante. “Estou rezando por elas. Já fizeram o vestibular na Pucrs e passaram. A Ilana passou na Unirriter em primeiro lugar, mas o campus fica na zona Sul, que é muito longe Agora vamos tentar a Federal”, comentou.

Provas no litoral

No litoral, o primeiro dia de provas também foi marcado pela tranquilidade. Com 315 vestibulandos, nenhum deles chegou atrasado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, na avenida Paraguassu, em Imbé. E foi esse um dos principais motivos citados pelos estudantes que disputam uma vaga na principal universidade pública do Estado. “Aqui é bem mais acessível do que em Porto Alegre. Por isso, muito mais tranquilo”, revelou Giussiane Bandas, 19 anos, de Balneário Pinhal. “Também pensei nisso quando optei por fazer no litoral o vestibular. Não estou nervosa. Positividade é importante”, completou a amiga Iana Bülow, de 18 anos, de Palmares do Sul.

Na escola, pelo menos 30 minutos antes do início da prova praticamente todos já estavam nas salas de aula. “Tenho um parente em Imbé e como aqui é mais tranquilo, aproveitei para fazer aqui as provas. Estou confiante”, afirmou Ana Clara Lissak, 19 anos, moradora de Santa Maria, que concorre a uma vaga para medicina.

No total, 1.458 estudantes realizam provas no Litoral Norte neste domingo. Apesar de ter um campus em Tramandaí, a maioria dos concorrentes disputa vagas para cursos em Porto Alegre. O único curso oferecido neste vestibular no litoral foi o de bacharelado interdisciplinar em Ciências e Tecnologia. A universidade ofereceu 126 vagas, mas apenas 76 candidatos fizeram a inscrição.

“Sou de Porto Alegre e resolvi fazer o vestibular aqui na praia mais como um teste. Estou fazendo um curso e ainda preciso de um ano para me formar, então, estou tranquilo. No próximo ano, vou estar mais preparado”, revelou Gabriel Rodrigues, de 21 anos, que estava veraneando em Mariluz.

Neste domingo, foram realizadas as provas de Física, Literatura de língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna. O gabarito deve ser divulgado às 17h. Na segunda-feira, os candidatos serão testados em Língua Portuguesa e Redação. Na terça é a vez de Biologia, Química e Geografia. No último dia, quarta-feira, História e Matemática encerram o vestibular da Ufrgs. O horário de início de todas as provas é 8h30min.



TAGS » Vestibular, Ensino, Ufrgs