Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 19 de Setembro de 2017

  • 09/01/2017
  • 13:05
  • Atualização: 13:07

Tema da redação do vestibular da Ufrgs é sobre "o que é ter um estilo"

Candidatos também tiveram que responder a 25 questões da Língua Portuguesa

Candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa e escreveram uma redação | Foto: Guilherme Testa

Candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa e escreveram uma redação | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Correio do Povo

No segundo dia de provas do vestibular 2017 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), os candidatos responderam 25 questões sobre Língua Portuguesa e tiveram que escrever uma redação dissertativa, com no mínimo 30 linhas, sobre o tema o que é ter um "estilo".

A partir de citações do escritor moçambicano Mia Couto e da cantora brasileira Eis Regina, a prova de Redação do Vestibular da UFRGS abordou a questão sobre a imitação e a produção de um estilo próprio. Os trechos transcritos revelam o entendimento dos dois artistas sobre suas singularidades construídas a partir de modelos de outros. O enunciado trouxe ainda uma reflexão do filósofo francês Robert Dufour, para o qual “estilo no mundo atual é não ter estilo”.

As redações são avaliadas em duas modalidades - analítica e holística - por dois examinadores distintos. Cada um atribui escores independentes entre 0 e 10. Se os escores tiverem distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, a redação será reavaliada por um terceiro examinador. São avaliadas somente as redações de candidatos pré-classificados, conforme critérios descritos no item 6 do Manual do Candidato. A redação equivale a 50% da prova de Língua Portuguesa, e os outros 50% correspondem às 25 questões de escolha múltipla.

O gabarito do segundo dia deve ser divulgado às 17h desta segunda-feira. Médias e abstenções estarão disponíveis na terça-feira a partir das 9h30min no site da instituição. A lista de aprovados será divulgada até o dia 21 de janeiro.