Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

  • 04/10/2017
  • 14:39
  • Atualização: 15:03

Ufrgs oferece mais de quatro mil vagas pelo vestibular 2018

Inscrição para concurso inicia no dia 18

Inscrição para concurso inicia no dia 18 | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Inscrição para concurso inicia no dia 18 | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou, nesta quarta-feira, o edital para o concurso vestibular 2018. As inscrições serão abertas no próximo dia 18 de outubro e vão até às 23h59min do dia 6 de novembro através do site. As provas serão realizadas entre 7 e 10 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

Os detalhes referentes ao processo de seleção estão no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse). No total, 4.017 calouros serão selecionados através do exame, correspondendo a 70% do total de entradas previstas para 2018. Os 30% restantes estão reservados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os postulantes a uma vaga que não tiverem acesso à internet poderão usar gratuitamente um dos computadores disponibilizados pela universidade para esse fim na Coperse, na rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Bairro Santa Cecília, Porto Alegre, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h.

Sistema de cotas e nota do Enem

A Ufrgs ressalta que, no ato da inscrição, o candidato deve optar por usar ou não as notas do Enem 2017 como parte do escore para o vestibular. As vagas foram divididas em 50% para “Acesso Universal” e os outros 50% para “Programa de Ações Afirmativas”, voltado aos egressos do sistema público de Ensino Médio.

A instituição também reforça que, para 2018, “a Universidade aprovou importantes alterações no Programa”, criando vagas reservadas às pessoas com deficiência e a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial, que pela primeira vez vai fazer a verificação fenotípica dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos e a verificação documental dos candidatos autodeclarados indígenas.

Todos os candidatos concorrem às vagas do “Acesso Universal” (ampla concorrência), inclusive os inscritos nas vagas reservadas.


TAGS » Vestibular, Ensino, Ufrgs