Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

  • 08/11/2017
  • 23:59
  • Atualização: 00:04

Ufrgs concede título Honoris Causa ao professor Boaventura de Sousa Santos

Doutor em Sociologia do Direito avalia que Brasil sofre retrocesso nas políticas sociais

  • Comentários
  • Correio do Povo

O professor português Boaventura de Sousa Santos recebeu nesta quarta-feira o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A sessão solene do Conselho Universitário (Consun) foi realizada no Salão de Atos da Universidade, e distinção foi entregue pelo reitor da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann. A cerimônia contou com a presença dos ex-reitores Wrana Panizzi e Carlos Alexandre Netto, e do ex-governador Olívio Dutra.

Doutor em Sociologia do Direito, pela Universidade de Yale (EUA), e autor de mais de 20 livros, Boaventura avalia que existe atualmente um retrocesso nas políticas sociais do Brasil. Segundo ele, Portugal sofreu este mesmo processo conservador entre 2011 e 2015. “Um governo de direita ultraneoliberal tentou destruir as conquistas sociais obtidas após a Revolução de 25 de abril de 1974, no término da ditadura em Portugal".

Boaventura dedica sua trajetória a afirmar o valor da universidade pública e a necessidade de transformá-la em termos democráticos e emancipadores. O professor português coordena o projeto “Alice Estranhos Espelhos, Lições Insuspeitas”, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, que busca renovar o conhecimento científico-social do Hemisfério Norte, através de interação com o Hemisfério Sul.