Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 17 de Dezembro de 2017

  • 27/09/2017
  • 20:38
  • Atualização: 14:07

“A omissão não cabe numa democracia” diz Haddad em aula pública em Porto Alegre

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo palestrou na Ufrgs nesta quarta-feira

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo palestrou na Ufrgs nesta quarta-feira | Foto: Brenda Fernández / Especial / CP

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo palestrou na Ufrgs nesta quarta-feira | Foto: Brenda Fernández / Especial / CP

  • Comentários
  • Brenda Fernández

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou durante o discurso em aula pública, na noite desta quarta-feira, a importância de movimentos organizados para frear os riscos que a educação vem sofrendo em decorrência da crise econômica e política do País. “A omissão não cabe numa democracia”, disse o petista ao lembrar de grupo organizado que pedia a revogação do decreto que ameaçava reservas da Amazônia.

Cercado por dezenas de pessoas no pátio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Haddad ressaltou que os cortes advindos do governo federal para a área de ensino retrocedem num cenário organizado durante os governos petistas.

“A educação não está sendo preservado nos cortes”. Haddad também falou sobre a mobilização dos reitores das universidades federais para pressionar o repasse referente às contas do mês de setembro. Para ele, as universidades deverão encarar o mesmo problema no repasse em novembro se não houver pressão das reitorias.

Durante o discurso, Haddad falou sobre o papel das universidades no desenvolvimento do país. A conquista do primeiro diploma e o aumento do ingresso de estudantes cotistas nas universidades privadas foram lembradas pelo ex-ministro como progressos políticos, sociais, econômicos e culturais. “Não é pecado ser minoria. Pecado é ser a minoria quieta”, conclui o ex-ministro.

Fernando Haddad também participou, na manhã desta quarta-feira, de uma atividade com lideranças políticas no bar Ocidente, na região Central de Porto Alegre.