Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

  • 14/02/2018
  • 12:46
  • Atualização: 13:01

Escolas de educação infantil antecipam retorno às aulas em Porto Alegre

Atividades iniciaram nesta quarta-feira, sendo que ano letivo tem previsão para se encerrar em 21 de dezembro

Ano letivo terá 209 dias  | Foto: Guilherme Testa

Ano letivo terá 209 dias | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Henrique Massaro

O retorno às aulas começou mais cedo este ano na rede municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. Ao todo, 29 escolas iniciaram na manhã desta quarta-feira o seu ano letivo, que em 2018 tem uma previsão de 209 dias e se encerrará no dia 21 de dezembro. Trata-se de uma unificação das datas - também com férias e recesso - estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O número de instituições que já recomeçaram suas atividades corresponde a 67% da rede, entre escolas municipais de Educação Infantil, Jardins de Praça e Comunitárias (Emeis, Emeis JP e Eceis), que são mantidas por entidades com termos de colaboração firmados junto à Prefeitura. Somente não retomaram as aulas as escolas que ainda estão em férias devido ao término tardio do ano letivo de 2017.

Na nova data de volta às aulas, contudo, o movimento foi considerado baixo em algumas das escolas. Na Emei Tio Barnabé, na Azenha, que atende filhos de municipários, de acordo com a diretora Marta Castro, o período da manhã era ponto facultativo e a tendência era que a quantidade de crianças aumentasse durante a tarde. Segundo ela, a escola teve greve no ano passado, mas, mesmo assim, manteve os dias letivos e conseguiu recomeçar na data estabelecida.

"É o primeiro ano que a Educação começa na metade do mês, então os pais não estão muito acostumados", explicou a vice-diretora da Emei da Vila Tronco, Darlene dos Santos, sobre o baixo movimento que também vinha sendo registrado na escola do bairro Santa Tereza. Apesar disso, ela considera a mudança um passo positivo da Secretaria para que os calendários sejam unificados.

As atividades começaram às 7h e, tanto alunos que já estavam nas instituições quanto os novos, começaram no mesmo dia. Entre as novas diretrizes da Smed em 2018, está também a previsão das reuniões pedagógicas fora do horário de aula, encontro com pais ou responsáveis ao menos três vezes por ano e até três sábados do ano para realizar atividades festivas com as crianças e as famílias. O dia deve ter quatro horas e contará como letivo.

Os pais, responsáveis e educadores devem estar atentos a outras datas. O encerramento das aulas do 1º semestre será dia 27 de julho, já o recesso escolar ocorre entre 30 de julho e 3 de agosto. O início do segundo semestre está marcado para 6 de agosto e as férias escolares para o dia 26 de dezembro. Os horários de funcionamento das Emeis, Emeis JP e Eceis são diferenciados.