Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 29 de Maio de 2017

  • 11/01/2017
  • 13:24
  • Atualização: 13:42

Escola entra com ação no MP sobre impactos da obra da Cristóvão Colombo

Direção da Amigos do Verde pede a reconstrução do muro que circunda o terreno e a devolução da edícula

Direção da instituição pede a reconstrução do muro que circunda o terreno e a devolução da edícula | Foto: Samuel Maciel

Direção da instituição pede a reconstrução do muro que circunda o terreno e a devolução da edícula | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Claudio Isaías

A direção da escola Amigos do Verde, na rua Honório Silveira Dias, no bairro Higienópolis, ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul com uma denúncia sobre os impactos causados pela obra da trincheira da avenida Cristóvão Colombo. A coordenadora pedagógica e diretora em exercício, Tais Brasil Russo, disse que na ação a instituição de ensino pede que a prefeitura de Porto Alegre faça a devolução da edícula (sala de aula que foi liberada pela escola) para construção de parte do muro em frente a avenida Cristóvão Colombo, demolido pela obra.

“A obra deveria ter sido feita em junho de 2016 com fundação e piso já que a falha do projeto foi da empresa contratada pela prefeitura”, comentou.  Segundo Tais Brasil, a escola se dispôs a colaborar com o município em razão das obras de mobilidade urbana.

Na denúncia, a instituição de ensino pede atenção especial e providências do MP/RS, junto aos responsáveis, para a imediata finalização e reconstrução do muro que circunda o terreno e a devolução da edícula.  “Até hoje a sala não foi entregue, nem o muro, o que gerou transtornos ao funcionamento da escola e preocupação quanto à segurança da comunidade escolar. Estamos sendo enrolados”, acrescentou Tais Brasil.

A instituição de ensino, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano, exige também a reposição das placas de identificação da escola, que foram retiradas sem autorização e extraviadas.

A escola Amigos do Verde é pioneira em uma proposta de educação integral, aliada a questões ecológicas, alimentação naturalista e valores éticos. A sede da escola está localizada na rua Honório Silveira Dias, no bairro Higienópolis, em uma área de 3.600 metros quadrados, com uma rica flora e fauna, anfiteatro, quadra de esportes e biblioteca.

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), por meio da assessoria de comunicação, informou oque o departamento jurídico ainda não foi comunicado sobre a denúncia da escola ao MP/RS. O assunto também será discutido com a fiscalização da obra. Pela manhã o canteiro de obras estava vazio. Com extensão de 300 metros, a trincheira da Cristóvão Colombo estava prevista para ser concluída em dezembro de 2016. O custo da obra é de R$ 12,5 milhões.