Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

  • 17/07/2017
  • 11:15
  • Atualização: 12:19

Frio provoca aumento de vagas nos albergues de Porto Alegre

No total, os abrigos contam com 445 lugares para moradores de rua durante o inverno

Frio provoca aumento de vagas nos albergues de Porto Alegre | Foto: Joel Vargas / PMPA / CP

Frio provoca aumento de vagas nos albergues de Porto Alegre | Foto: Joel Vargas / PMPA / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Após um final de semana de extremos no Rio Grande do Sul – com um sábado com marcas passando os 30°C e um domingo despencando para abaixo dos 10°C – muitas pessoas em situação de rua tentam buscar um abrigo para fugir das temperaturas baixas que voltaram a marcar o inverno típico gaúcho. Em Porto Alegre, a alternativa para os moradores de rua é recorrer aos três albergues disponíveis na Capital, locais que costumam ser bastante procurado nesta época.  

De acordo com informações preliminares da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o Albergue Municipal (rua Comendador Azevedo, 270, bairro Floresta) teve lotação máxima neste domingo, preenchendo as 120 vagas disponíveis no local, inclusive as 30 extras que fazem parte da Operação Inverno, iniciada em junho, que tem como objetivo ampliar o número de vagas nos abrigos. 

O Albergue Felipe Diehl (Praça Navegantes, 41, bairro avegantes) também teve aumento no número de vagas para receber mais moradores de rua neste período frio no Estado. Além das 145, agora conta com mais 60 vagas para receber a população carente. Totalizando 445 vagas na ação que se estende até setembro nos locais. Já o Albergue Dias da Cruz (avenida Azenha, 366, bairro Azenha), foi o único que não teve ampliação no sistema, continuando a atender com com 90 vagas.

O serviço no sistema de albergagem inicia a partir das 19h até as 7h do dia seguinte e atende as necessidades básicas da população, desenvolvendo suas ações a partir de trabalho social multidisciplinar. Nos espaços, são oferecidos uma cama para dormir, banheiro para higiene e e espaço para alimentação, bem como encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Frio pode ter causado morte de homem em Porto Alegre

Um homem foi encontrado morto na avenida Goethe, próximo da rua Castro Alves, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. Segundo a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação da morte, os indícios colhidos dão conta de que o frio tenha provocado a morte do indivíduo.

De acordo com a MetSul Meteorologia, as mínimas em todo o Rio Grande do Sul continuarão baixas nesta semana. A previsão é de que a chuva e possibilidade de neve se afastam do Estado e entra em cena a geada, firmando o tempo seco em todo território gaúcho.