Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 27 de Julho de 2017

  • 08/01/2017
  • 12:17
  • Atualização: 12:21

Lodo no Rio dos Sinos segue causando problemas de abastecimento em seis cidades

Serviço está prejudicado em Campo Bom, Sapiranga, Portão, Estância Velha, Esteio e Sapucaia

Lodo foi registrado no rio na madrugada de sábado | Foto: Corsan / Divulgação / CP

Lodo foi registrado no rio na madrugada de sábado | Foto: Corsan / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

Moradores de seis municípios gaúchos enfrentam falta de água neste domingo. O problema acontece por conta de alta turbidez registrada no Rio dos Sinos, local de captação para algumas regiões. A turbidez foi causada pelo rompimento de um açude em São Francisco de Paula e deslizamentos de terra, causando presença de lodo no rio na madrugada do último sábado.

Em Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha, o problema ocorre desde a madrugada de sábado. A estação de Campo Bom, que abastece as quatro cidades, e as equipes da Corsan seguem fazendo testes para verificar a turbidez da água. A medida é feita pela unidade NTU, e o normal do Rio dos Sinos é de 50 NTU. Ontem, a medida estava em 10.000, e hoje está em 1.200. A Corsan afirma que a medida ainda é alta e que, por isso, a previsão é de normalização somente durante a noite.

Em Esteio e em Sapucaia, a situação ocorre desde a madrugada deste domingo. Como os reservatórios da Corsan estavam cheios no começo da manhã, moradores devem começar a sentir o problema ao longo do dia. O desabastecimento também ocorre por conta da turbidez da água, que desligou a Estação de Tratamento de Água em Esteio. Nessas duas cidades, porém, a previsão é de normalização apenas até o início da manhã de segunda-feira.

Já em Taquara e em Rolante, o mesmo problema ocorreu, mas foi normalizado. Nos municípios, chegaram a ser utilizados caminhões-pipa para solucionar o problema.