Porto Alegre

17ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 22 de Outubro de 2017

  • 11/10/2017
  • 15:18
  • Atualização: 15:20

Feriado altera maioria dos serviços nesta quinta-feira no RS

Comércio poderá abrir e supermercados irão funcionar

Bancos estarão fechados nesta sexta | Foto: Samuel Maciel

Bancos estarão fechados nesta sexta | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Claudio Isaías

O feriado desta quinta-feira vai alterar a rotina da cidade. Os porto-alegrenses precisam ficar atentos porque diversos serviços serão afetados. Os bancos funcionam nesta quarta-feira até às 16h, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na quinta-feira, não haverá expediente bancário. Quem precisar utilizar a rede bancária terá que optar pelos serviços on-line ou caixas eletrônicos que vão funcionar normalmente. Na sexta-feira, dia 13, os bancos abrem a partir das 10h.

Já a superintendência regional dos Correios informa que quinta-feira, todas as agências do Rio Grande do Sul estarão fechadas em função do feriado. Não haverá expediente na Central de Atendimento dos Correios (CAC). Já na sexta-feira, dia 13, o atendimento nas agências e na CAC será normal.

Os supermercados, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), estarão abertos. O atendimento ao público nos estabelecimentos de Porto Alegre deverá ocorrer a partir das 9h. No interior do Estado, a abertura dependerá da legislação trabalhista de cada município. O Sindilojas Porto Alegre informou que o comércio de poderá abrir normalmente. Lojas de Porto Alegre que possuam a declaração de opção pelo trabalho em feriados podem abrir com funcionários. Os varejistas devem observar a convenção coletiva de trabalho do setor, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). Os shoppings da Capital também funcionarão, mas com horários diferenciados.

Os serviços públicos municpais e estaduais vão funcionar em regime diferenciado. Tanto os serviços do governo do Estado quanto os da prefeitura de Porto Alegre estarão funcionando em regime de plantão na quinta-feira como é o caso da CEEE, Corsan, Dmae e Defesa Civil estadual e municipal. No caso da saúde, os postos de saúde de Porto Alegre estarão fechados na quinta-feira. O serviço de atendimento ao público nas unidades de saúde da Capital será retomado na sexta-feira a partir das 8h. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que na quinta-feira o atendimento será normal nos Pronto-Atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro do Sul, Restinga e UPA Moacyr Scliar e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e Hospital de Pronto Socorro (HPS). Na quarta-feira, dia 11 de outubro, o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana e a Unidade São Carlos, no bairro Partenon, estarão funcionado até às 22h. No Judiciário estadual e federal, não haverá expediente na quinta-feira. Os serviços serão retomados na sexta-feira.