Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 24 de Abril de 2018

  • 05/01/2018
  • 15:47
  • Atualização: 18:09

Temperatura passa dos 40ºC em Porto Alegre

Calor escaldante deve dar uma breve trégua no final de semana

Sorvete foi a opção de muitos para aliviar o calor | Foto: Angelo Werner / Especial / CP

Sorvete foi a opção de muitos para aliviar o calor | Foto: Angelo Werner / Especial / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Deserto do Saara, Forno Alegre, calor senegalês. Os apelidos de Porto Alegre nestes primeiros dias de 2018 são todos relacionados ao calor intenso que afeta a Capital. Nesta sexta-feira, no bairro Moinhos de Vento, os termômetros registraram 40,1ºC no meio da tarde. Em outros pontos da cidade, como no Menino Deus foi verificado 39,3ºC. No Lami, na beira do Guaíba, o calor foi de 38,3ºC. No Sarandi, extremo norte da cidade, a temperatura registrada foi de 35,3ºC, segundo dados do Centro Integrado de Comando - Metroclima, da Capital. 

Para tentar amenizar o calor e a sensação de abafamento somente bebendo muito líquido. As atividades físicas ao ar livre devem ser realizadas de forma moderada e evitando o período do sol mais forte - entre 11h e 16h. Além disso, a temperatura elevada faz aumentar o consumo de energia - ar-condicionado e ventiladores - ficam ligados praticamente o dia todo. Desde cedo dava para saber que o dia seria escaldante. Nas ruas, o espaço debaixo de uma marquise ou no interior de uma loja com ar-condicionado era disputadíssimo. Sombrinhas, leques e chapéus transformaram a paisagem do Centro. Os ambulantes aproveitam para vender água, suco e refrigerante para os transeuntes que se deslocam pelas ruas e avenidas.

Como é sexta-feira, muitos devem pegar a estrada em direção ao Litoral Norte, onde o mar segue com tons esverdeados e com temperatura agradável. Em Porto Alegre, os bares da região da Cidade Baixa e do Moinhos de Vento devem receber um grande público no final do dia e durante a noite.

Para o final de semana, a massa de ar seco que cobre o Estado deve continuar atuando com força. Mas, para alívio de muitos, o calor dá uma pequena trégua. No sábado o sol aparece entre nuvens. No decorrer do dia, as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva de forma irregular e mal distribuída. As máximas não devem passar dos 32ºC. No domingo a previsão é de 30ºC e sol entre nuvens com vento fraco.