Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

  • 05/01/2018
  • 23:35
  • Atualização: 08:57

Parque Estadual de Itapuã oferece opção de lazer durante verão

Localizado em Viamão, o local apresenta contato com a natureza, lagoas e praias

Parque Estadual de Itapuã oferece opção de lazer durante verão  | Foto: Guilherme Testa

Parque Estadual de Itapuã oferece opção de lazer durante verão | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Correio do Povo

Com uma área de 5.566 hectares, o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, é uma boa opção de lazer. Distante 57 quilômetros de Porto Alegre, o local possui três praias: das Pombas, de Fora e da Pedreira. No entanto, apenas a das Pombas, com capacidade para receber 350 pessoas, está aberta ao público.

A diretora do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Liana Barbizan Tissiani, disse que a praia das Pombas recebe visitantes de quinta-feira a domingo, a partir das 9h, sendo que a administração estendeu a permanência dos visitantes na área de lazer até 20h, durante o horário de verão. O ingresso, no valor de R$ 15,99 por pessoa, deve ser comprado na sede do parque. Crianças de até 9 anos estão isentas de pagamento. “Itapuã é uma opção de lazer para quem quer estar em contato com a natureza e conhecer ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados na Região Metropolitana da Capital”, destacou.

Foto: Guilherme Testa

Segundo Liana, o limite de 350 pessoas na praia das Pombas ocorre em virtude da preservação do meio ambiente. “Sempre pedimos que as pessoas tenham a consciência de levar os produtos que trouxeram”, explicou. Além da praia, o público pode participar de três trilhas abertas: a da Fortaleza, a da Onça e a da Visão. A atividade é acompanhada por monitores e condutores locais habilitados pela administração, que apresentam a história do parque.

A gestora do local, Luísa Lokschin, disse que a área é um dos principais locais de lazer e turismo em Viamão. “O parque possui remanescentes importantes de biodiversidade do encontro da Mata Atlântica com o Pampa Gaúcho”, explicou. Segundo ela, o local possui a última amostra do ecossistema e da paisagem original da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, ilhas, dunas e morros do Guaíba e da Laguna dos Patos. O parque possui ainda locais históricos como o Morro da Fortaleza, a Ilha do Junco e a Ferraria dos Farrapos, ligados à Revolução Farroupilha, além do Farol de Itapuã.

A sexta-feira de sol e calor levou cerca de 30 pessoas, ontem, ao parque. A aposentada Sandra Novo, acompanhada da mãe, Glaci, e da amiga Maria Iones Lima, chegou cedo para curtir a praia. “Moro em Brasília e trouxe minha amiga do Maranhão para conhecer Itapuã”, ressaltou. O local dispõe de vestiários com banheiros, churrasqueiras e mesas para quem desejar fazer piqueniques.

Onde fica

O Parque de Itapuã fica na Estrada Dona Maria Leopoldina Cirne, em Viamão. De carro, os visitantes levam cerca de uma hora, saindo do Centro da Capital. Para quem for de ônibus, o trajeto demora duas horas. A linha de ônibus Itapuã tem ponto de embarque na Travessa Francisco Leonardo Truda, no Centro de Porto Alegre. Mais informações são obtidas no telefone (51) 3494-8083.