Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de Abril de 2018

  • 11/01/2018
  • 20:27
  • Atualização: 20:29

Fepam emite licença para ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho

Ampliação da pista em 920 metros possibilitará o recebimento de aeronaves de maior porte

Ampliação da pista em 920 metros possibilitará o recebimento de aeronaves de maior porte | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

Ampliação da pista em 920 metros possibilitará o recebimento de aeronaves de maior porte | Foto: Samuel Maciel / CP Memória

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, nesta quinta-feira, a Licença de Instalação para a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O documento autoriza a empresa Fraport Brasil – Porto Alegre a realizar a ampliação da pista em 920 metros, o que vai possibilitar o recebimento de aeronaves de maior porte. Pelo contrato, a obra deve durar até 52 meses, devendo ser entregue, no máximo, em 2021.

O projeto proposto pela empresa alemã modifica conceitos construtivos e prevê a realização de drenagem menos impactante e mais eficiente para evitar acidentes. Na licença, a Fepam determina o monitoramento da fauna da região durante a construção da nova pista e também o gerenciamento dos resíduos produzidos pela obra.

Para obter a licença, a Fraport apresentou o programa de desapropriação e de realocação e reassentamento de famílias que residem na Vila Dique. Além disso, a concessionária assinou, com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), um termo de compromisso de compensação ambiental, cujo objetivo é aportar 0,6% do valor investido no empreendimento em duas Unidades de Conservação – o Parque Estadual de Itapuã e o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos.